No Parque das Águas estão cinco das fontes da cidade que possuem propriedades curativas:

* Fonte Gasosa Regina Werneck: Indicada nos casos de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais biliares, angio-colite, colocistite desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczem, estimulante da secreção e motricidade gástrica. Foi eleita a melhor Água Mineral das Américas.
* Fonte Férrea Dr. Fernandes Pinheiro: Tônica por excelência, anemia, caquexias, linfatismo, astemia, convalescença de moléstias agudas. Não indicadas às pessoas muito sensíveis a estado congestivos.
* Fonte Magnesiana Comendador Augusto Ferreira: Estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonifrite.
* Fonte Sulfurosa Dr. Sonsa Lima: Cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.
* Fonte Roxo Rodrigues: Levemente gasosa.
* Fonte do Marimbeiro: Distúrbios do aparelho digestivo, colites rebeldes, litíase, disfunções hepáticas. A fonte encontra-se a dois quilômetros do centro da cidade e oferece seis bicas de água.
Água Mineral é um fator de cura de alto valor. Podem ser consumidas periodicamente e devem ser tomadas diretamente da fonte, pois as águas perdem parte das propriedades curativas depois de algumas horas após serem retiradas.


Nosso corpo é composto de pelo menos 70% de água.
A água tem tudo a ver com o equilíbrio vital, a saúde e a beleza. Ela é um nutriente extremamente importante para a manutenção do organismo. Glicose e oxigênio são levados ao interior da célula por ela, que também é responsável pelo transporte de alimentos e sais minerais. Por isso, uma pessoa adulta deve beber cerca de dois litros e meio de água por dia, sendo 1 litro e meio dela pura, em chás, sucos, caldos... O restante necessário - aproximadamente um litro - é ingerido através de uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas. Os médicos e nutricionistas recomendam para quem tem uma alimentação a base de pães, massas e carnes, reforçar a dose diária de líquidos.


Com as festas de fim de ano os cuidados com a alimentação foram deixados um pouco de lado. Afinal, as ceias e refeições em família costumam ter uma quantidade excessiva de comida e o cardápio típico dessa época não costuma ser dos mais saudáveis e equilibrados.Chega o mês de janeiro e a preocupação da maioria das pessoas, especialmente das mulheres, é recuperar a forma depois dos excessos do fim de ano.

Aqui vão algumas dicas para ficar em forma.


*Faça seis refeições ao dia ,não pule nenhuma, principalmente o café da manhã. Um suco verde é uma boa opção para iniciar o dia com disposição e energia. Bata a fruta de sua preferência, abacaxi, melancia, maçã, com couve, salsinha e sementes de linhaça.
*Diminua o volume das refeições, ou seja, coma menos quantidade.
*Inclua pequenos lanches entre as principais refeições. Nessa hora frutas frescas ou secas são as melhores opções.
*A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, como arroz integral, quinoua ou amaranto, ricos em fibras, para regularizar o funcionamento do intestino.
*Aproveite para planejar refeições em que predominem frutas, verduras e legumes orgânicos. As saladas devem ser bem coloridas, desta forma, além de atrativas, garantem a variedade de oferta de nutrientes. Tempere com azeite extra virgem e salpique gergelim.
*Para quem bebeu demais nas festas, o excesso de álcool provoca ressecamento, sede, dor de cabeça e náuseas. Para atenuar estes sintomas beba muita água, sucos orgânicos de frutas, água de coco, chás gelados, etc.
*Os chás de boldo, chá verde e dente de leão auxiliam no trabalho do fígado, melhorando o processo de desintoxicação.
*Outra grande opção é água de coco com polpa de clorofila, que além de hidratar e fornecer vitaminas e minerais, ajuda a desintoxicar o organismo.
Fazer uma atividade física como caminhada aumenta o gasto calórico e a eliminação de toxinas.
Seguindo essas dicas você pode sentir os benefícios que uma boa alimentação pode te proporcionar !




Qual a receita ideal para resistir às delícias oferecidas neste período??? São festas de amigo secreto, de confraternização no trabalho, férias dos filhos e, ainda, as ceias de Natal e o Ano Novo.
Um festival de tentações!

COMO FICA A ALIMENTAÇÃO?
ESTÁ MESMO NA HORA DA DIETA???

Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos tristes e insatisfeitos .


“O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação ou reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer.”
O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada.

“NÃO DEIXE PARA O NATAL A DIETA QUE VOCÊ DEVERIA TER FEITO O ANO TODO...”


O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as nossas eventuais recaídas.
Assim os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano, ou que pretendemos adotar.


HORA DAS DICAS...

NATAL EUROPEU É NO INVERNO:

os pratos europeus são mais calóricos, elaborados
com carnes gordas, nozes, frutas secas...





NATAL NO BRASIL É TROPICAL!















PLANEJE-SE ANTES...

No período que antecede as festas elabore com cuidado seus cardápios e dê mais atenção à prática de atividade física.
Equilibre refeições "substanciosas" com refeições "leves" ao longo da semana, para continuar emagrecendo ou mantendo o peso ideal.


CUIDADO COM AS “ENTRADAS”

Se você exagerar antes de chegar o prato principal da ceia, a coisa se complica um pouco.
Um ou outro aperitivo pode ser vagarosamente saboreado antes do prato principal.


NÃO FIQUE PERTO DAS TENTAÇÕES!
Você não deve dar exclusividade à comida!
Tente conversar, colocar as novidades em dia, rever amigos e
parentes que só aparecem no natal, admirar a decoração,
olhar os presentes.


O QUE COMER???


•Carnes de aves (peru, frango, chester)
• Peixes, lombo, tender
• Saladas verdes, legumes diversos
• Frutas da estação: manga, pêssego, ameixa, uva...
• Arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa)
• Sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação)
• Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco)
• Sementes (pistache, nozes, castanha, avelã, pecan). Cuidado com as calorias!

PERIGOS A VISTA!!!


- 2 unidades de amêndoas: 184 kcal
- 3 unidades de damasco: 55 kcal
- 1 unidade de figo: 80 kcal - 1 unidade de tâmara: 30 kcal
- 1 unidade de nozes: 70 kcal
- 1 fatia panettone 80g: 300 kcal- 1 fatia panettone light 80g: 200 kcal


O QUE BEBER???

Sucos naturais, muita água, água mineral, água de coco.
•Champanhe: 1 taça 85 kcal
•Chopp: 1 tulipa 180 kcal
•Cerveja: 1 lata 146 kcal
•Vinho tinto/branco:1 taça 70 kcal
•Licores: 1 cálice 100-150 kcal
•Vodca: 1 dose 65 kcal
•Uísque: 1 dose 70 kcal
Cuidado com os coquetéis, pois utilizamfrutas muito calóricas,
açúcar, leite condensado, licores e álcool.


O QUE EVITAR???

•carnes gordurosas (leitão, costela, pernil...)
•frituras, salgadinhos
•alimentos muito condimentados
•embutidos
•maionese
•queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar...)
•massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate)
•creme de leite, catupiry, chantilly
•refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

O que fazer na semanaentre Natal e Ano Novo?
O mais recomendável é acabar com a Ceia de Natal, na noite de Natal. Não prolongá-la e voltar a nos alimentar com uma dieta balanceada leve no dia seguinte.
Até o ano novo, devem voltar as práticas alimentares saudáveis do dia a dia. E para melhorar a silhueta você terá uma dieta leve, ou seja:
“evitar o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), aumentar o consumo de líquidos e alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para carnes magras e laticínios desnatados”

PREPARAÇÕES PARA A CEIA DE NATAL

Comece o dia 24 de dezembro se alimentando muito bem. Não pule nenhuma das refeições. Se possível faça uma caminhada e durma um pouquinho para estarinteiro e bem disposto. Beba bastante água e evite bebidas alcoólicas durante o dia.Jante por volta das 20-21h. Isso mesmo, não fique com o estômago vazio até a ceia,pois você não resistirá aos aperitivos e poderá comer muito antes mesmo de começar o bom da festa. Divirta-se. Abrace quem você ama, pois isso também alimenta!



MACARRÃO ENGORDA?

O macarrão é composto basicamente por carboidratos e quase totalmente isento de gorduras. Assim as calorias do macarrão vêm dos carboidratos. O que acaba prejudicando a dieta ainda mais são os molhos e o queijo ralado, por serem ricos em gordura.
Quer saber a opção menos calórica? Macarrão ao Sugo, que ainda pode ser incluído numa dieta de perda de peso mas com moderação.

PÃO INTEGRAL ENGORDA MENOS QUE O PÃO BRANCO

O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém com a vantagem de apresentar um maior conteúdo de nutrientes e fibras, que poderão contribuir para a saciedade, o controle glicêmico e o melhor funcionamento do intestino.

MELANCIA É INDIGESTA?

Doce, saborosa e com poucas calorias, a melancia é considerada uma fruta muito nutritiva, possuindo alto teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A idéia de que a melancia seria uma fruta indigesta vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade, esse processo é extremamente simples, já que grande parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa atuam ainda na melhoria do funcionamento do intestino.

BANANA É MUITO "PESADA" À NOITE?

Saudáveis, nutritivas e saborosas, as bananas são ótimas opções para serem incorporadas a lanches e sobremesas. São as principais fontes frutíferas de potássio, fornecem boas quantidades de vitamina B6, vitamina C, folato e são convertidas rapidamente em energia no organismo. As calorias da banana são obtidas quase que exclusivamente de frutose e amido, dois tipos de carboidratos facilmente digeridos. O mito de que ela não deve ser ingerida à noite lhe é atribuído por seu alto poder de saciedade promovido pelas fibras solúveis presentes em sua composição (cada banana contém em média 2g dessas fibras), não havendo nenhuma contra indicação da sua ingestão à noite.

ABACAXI QUEIMA GORDURA?

Nenhum alimento queima gordura. A fama do abacaxi deve-se a presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece o processo digestivo.

NÃO SE DEVE COMER CARNE VERMELHA?

A carne vermelha fornece proteínas, é a maior fonte de cinco vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, B6 e B12) as quais estão relacionadas ao crescimento, à capacidade de equilíbrio, concentração e aprendizado. A carne contém ainda, importantes minerais, dos quais se destacam o ferro e o zinco.

GORDURA É PREJUDICIAL À SAÚDE?

A gordura é um elemento essencial para a saúde de todo indivíduo, porém em quantidades adequadas. As pessoas que comem quantidades relativamente altas de gorduras mono e poliinsaturadas, presentes nos óleo vegetais, peixes e oleaginosas, tendem a terem índices mais baixos de colesterol e triglicérides e menos chances de doenças cardíacas.


CHOCOLATE DIET ENGORDA MENOS ?
Os chocolates dietéticos são isentos de açúcar, porém muitas vezes compensam essa ausência com uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais calóricos do que os chocolates convencionais.


FAZER JEJUM EMAGRECE?
O jejum pode ser muito perigoso para o organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz.
O que ocorre é justamente o contrário, no retorno à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.

BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA?
Vai depender da qualidade e quantidade deste líquido. É recomendado um copo pequeno de água às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, e juntamente com as fibras auxiliar o trânsito intestinal.
Exagerar nos liquídos durante as refeições poderá dilatar o estômago ou ainda, diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico ou ainda, competir com a digestão dos alimentos, dificultando o aproveitamento dos nutrientes.
Para quem tem gastrite ou hérnia de hiato nunca são indicados líquidos às refeições, para não distender o estômago.

CERVEJA DÁ BARRIGA?
Não existe uma relação do tipo da bebida com o aumento da gordura corporal. É o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das “gordurinhas” em locais indesejados. Homens têm maior probabilidade de aumentar a gordura abdominal quando há sobras calóricas. A quantidade excessiva de cerveja é uma razão, pois sabendo-se que uma lata de cerveja tem em média 135 Kcal, mais os petiscos, é só fazer as contas no final do happy hour!
E o pior de tudo, a noite é o horário em que devíamos comer menos calorias.

COMER O DIA TODO ENGORDA?
O organismo trabalha por ciclos, portanto o ideal é oferecer quantidades suficientes de energia ao organismo, de acordo com sua necessidade. O número mínimo de refeições por dia é 4, sendo, o café da manhã, o almoço, um pequeno lanche à tarde e o jantar. Se o café da manhã for muito cedo e o almoço tarde, também precisamos incluir um pequeno lanche entre estas refeições, como uma fruta, por exemplo. O importante é não ficar longos períodos em jejum, pois o metabolismo fica mais lento, como uma forma de defesa do organismo, e assim, além de gerar dores de cabeça, fraqueza e falta de concentração, a fome fica incontrolável na próxima refeição, levando ao aumento do volume, e portanto possível aumento de peso corporal.


TOMAR ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE?
A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Está errado dizermos que beber água emagrece. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo. Água é importante ao longo de todo o dia, e quanto mais perdemos, mais devemos repor.

COMENDO BANANAS NÃO TEREI MAIS CÃIMBRAS?
Normalmente as pessoas associam as cãimbras à falta de potássio, mas essa não é a principal causa. Cãimbras normalmente aparecem com esforço muscular e aumento de ácido láctico (derivado do glicogênio) nos mesmos, pela incapacidade do organismo remover este “lixinho” dos carboidratos utilizados nos músculos. As outras prováveis causas são deficiência de cálcio, comum na gravidez, a desidratação que leva a perdas importantes de sódio e potássio (uso de diuréticos e suor no exercício) o que altera a capacidade de contração muscular, levando às cãimbras.
Sem dúvida a banana pode ajudar, mas como a falta de nutrientes não é a única causa para o aparecimento das cãimbras, não se pode dizer que apenas o consumo de alimentos ricos em potássio e cálcio seja a solução.

POSSO COMER APENAS UMA BARRA DE CEREAIS PARA ATINGIR MINHA NECESSIDADE DIÁRIA DE FIBRAS?
É só observar a quantidade de fibras em gramas por unidade. Em média, uma barra de cereais tem de 1 a 4g de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30g. Imagine quantas barras você teria que comer diariamente para atingir a necessidade de fibras apenas com este alimento!
Portanto, a melhor maneira de atingir a recomendação é incluir mais alimentoscrus nas refeições, como folhas verdes efrutas, além de aveia, granola e alimentos integrais.