A obstipação intestinal é caracterizada como o movimento lento das fezes pelo intestino grosso, deixando as fezes duras e ressecadas. As causas mais freqüentes de obstipação intestinal são:
* Falta de fibras na alimentação
* Hábitos alimentares inadequados
* Hidratação inadequada
* Falta de atividade física
* Uso de medicamentos

O tratamento nutricional visa:
* Regularizar o trânsito intestinal
* Corrigir erros alimentares
* Manter uma dieta mais laxativa
* Traçar um plano de hidratação adequada

Faça um suco laxativo com ingredientes naturais que irá auxiliar na obstipação intestinal:
Suco Laxativo – ingerir de 2 a 3 vezes/dia
Ingredientes para preparo de uma porção:

- 1 fatia de mamão- 120ml de suco de laranja- 4 unidades de ameixa preta seca sem caroço
Modo de Preparo:- Liquidificar todos os ingredientes- Não adoçar- Não peneirar.
As fibras alimentares ajudam a regularizar o trânsito intestinal. Farelo de aveia e trigo, cereais e grãos integrais são indicados para aumentar o consumo de fibras.Outro fator importante é a ingestão de líquidos. Uma alimentação saudável aliada à atividade física (orientada por profissional da área) auxiliam no funcionamento normal do intestino.Existem fibras solúveis vendidas em farmácias, na forma de latas ou envelopes individuais para acrescentar em sucos de frutas ou sopas que auxiliam na regularização do trânsito intestinal.
Atenção: Fibras solúveis e qualquer medicamento laxativo deve ser utilizado, somente com prescrição médica e/ou nutricional.


Algumas pessoas complementam a sua alimentação ingerindo vitaminas, sem saberem se essa precaução lhes trará ou não benefícios.
As vitaminas são compostos biológicos presentes na natureza, são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. As vitaminas obtêm-se através da ingestão de alimentos frescos e naturais, sendo que uma dieta saudável e equilibrada cobre todas as necessidades básicas. No entanto, há algumas situações específicas na vida que se requer a suplementação de vitaminas.
As funções das vitaminas no organismo são múltiplas. Entre as quais destaca-se a intervenção em processos metabólicos e hormonais. A título de exemplo refira-se que a vitamina A atua ao nível do sistema imunitário e é adequada para uma boa visão, ao passo que a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio. Por outro lado, a vitamina K é importante na coagulação sanguínea e a vitamina C atua ao nível da cicatrização, aumentando as defesas do organismo. Em algumas etapas da vida como na infância, na adolescência, na gravidez e em idades mais avançadas, ou até mesmo nas mudanças de estação, ou em situações de stress e esforços intelectuais, acrescentar a ingestão de alguns suplementos vitamínicos à dieta pode ser recomendada. Contudo deverá sempre ser indicada pelo médico ou um técnico especializado.
Isto porque a ingestão de doses elevadas de algumas vitaminas pode ser prejudicial, como no caso da vitamina D que pode danificar os rins. Já a vitamina A pode causar dores de cabeça e a vitamina C poderá provocar cálculos nas vias urinárias.
Tenha atenção e não tome vitaminas indiscriminadamente. As necessidades vitamínicas variam com a idade, sexo, peso e as condições específicas próprias de cada pessoa.





Diabetes melito (ou simplesmente diabetes) é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta de insulina ou pela ação eficaz desse hormônio.

A doença pode aparecer em qualquer idade, suas causas ainda são desconhecidas.

Sintomas:

As manifestações clínicas mais freqüentes de diabetes são:

  • Vontade de urinar diversas vezes (poliúria);
  • Fome freqüente (polifagia);
  • Sede constante (polidipsia);
  • Perda de peso inexplicada.

Esses 4 sintomas são chamados”4Ps” do diabetes.

Podem aparecer ainda:

  • Fraqueza
  • Mudança de humor;
  • Náuseas e vômitos.

Diagnóstico:

A maneira correta de fazer o diagnóstico de diabetes é por meio da medida da glicemia do sangue,com amostras colhidas em condições adequadas,em 2 dias diferentes, ou mediante a realização do teste de tolerância oral à glicose.

Sinais ou sintomas sugestivos da doença não são suficientes para fazer o diagnóstico, porque o diabetes podem evoluir durante meses e até anos sem apresentar sintomas.

Os tipos mais importantes de diabetes são:

  • diabetes tipo 1;
  • diabetes tipo 2;
  • diabetes gestacional;
  • diabetes associado a outras doenças;
  • pré- diabetes.

- Diabetes tipo 1 – Ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando a produz em quantidades tão pequenas que não é possível manter o funcionamento normal do organismo.Hoje preferimos chamá-lo de “ diabetes insulinodependente”, porque, para controlar as taxas de glicose, é preciso aplicar injeções diárias de insulina.

- Diabetes tipo 2 – É a forma mais comum de diabetes, representa cerca de 85% d

os casos. Está associado ao sedentarismo e à obesidade, mas também apresenta um componente genético. Pessoas com pai ou mãe com diabetes tipo 2 correm mais risco de desenvolver a doença.Quando o tratamento com remédio se tornam necessários, geralmente utiliza-se um comprimido e nem sempre é preciso usar a insulina.

Indicativos de Maior risco:

  • Idade acima de 45 anos;
  • Sobrepeso ou obesidade com IMC a cima de 25 Kg/m².
  • Obesidade central (circunferência da cintura maior que 102cm em homens e 88cm em mulheres).
  • Antecedentes familiares(pai ou mãe com diabetes).
  • Hipertensão arterial(níveis maiores 14x 9).
  • Colesterol descompensado;
  • Doenças cardiovasculares, cerebrovascular ou vascular periférica, e outros...

-Diabetes gestacional – Quando a intolerância se instala durante a gravidez.Na maioria das vezes, as paciente votam a apresentar glicemia normal no período pós parto. Mas cerca de 5 a 10 % das mulheres com diabetes gestacional acabarão desenvolvendo diabetes tipo 2.

-Diabetes associado a outras doenças – Doenças como pancreatite alcoólica ou medicamentosa (causada pelo uso de certos medicamentos) podem comprometer a produção de insulina e provocar aumento das taxas de glicose no sangue.

- Pré-diabetes – Existem situações em que o valor da glicemia não é normal, mas não é alto o suficiente para que seja feito o diagnóstico de diabetes.Estima-se que milhões de pessoas se encontram nessa situação.

Pilares do tratamento:

O diabetes é uma doença crônica que requer:

· Cuidados com a alimentação;

· Prática de atividades físicas;

· Tratamento de doenças associadas, como infecções, hipertensão arterial etc...

· Monitoração constante dos níveis de glicemia e realização de exames laboratoriais para avaliar a função renal, o risco de complicações cardiovasculares etc.;

· Uso de medicamentos. Pacientes com diabetes tipo 1 necessitam de injeções de insulina diariamente para controlar os níveis de glicemia como também para garantir a sobrevivência.

ALIMENTAÇÃO

A nutrição é a parte fundamental do plano terapêutico do diabetes.Também é preventiva, principalmente para quem tem propensão à enfermidade.

A dieta ideal se baseia nos princípios de uma Alimentação Saudável:

· A quantidade energética ingerida deve ser adequada à atividade e às necessidades diárias do organismo, sendo fracionada em 5 a 6 porções diárias.

· A ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em sua forma complexa.

· Pessoas com diabetes devem ser encorajadas a comer alimentos ricos em fibras como frutas verduras legumes, feijões e cereais integrais.

· A ingestão diária de gorduras deve restringir-se a no máximo 30%, sendo que não mais de 1/3 desse valor pode ser sob forma de ácidos graxos saturados. O colesterol não deve exceder a 300mg/dia, o que equivale a 200g de sobre coxa de frango assada (com pele).

· Alimentos com sacarose (açúcar comum) devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia.

·A ingestão de álcool deve ser moderada, de preferência com as refeições, de acordo com a Organização Mundial da saúde(OMS), o limite diário é de 1 a 2 doses( 1dose= 1 lata de cerveja = 1 taça de vinho = 1 dose de destilado)Muitos médicos consideram essas doses exageradas.Converse com seu médico.

· adoçantes ( ciclamato, sucralose, acesulfame, sacarina, aspartame, estévia) é seguro, desde que em quantidades moderadas.

· Alimentação diet são livres de sacarose, quando destinados a pessoas diabéticas, mas podem ter valor calórico elevado, por seu teor de gorduras e outros componentes.

· Alimentos light são de valor calórico reduzido em relação aos alimentos convencionais. Os refrigerantes e as gelatinas dietéticas têm valor calórico próximo de zero e podem ser consumidos. Por sua vez, chocolate, sorvete, alimentos com glúten (pão, macarrão, biscoitos), mesmo quando “diet “, são calóricos e seu consumo deve ser moderado.

· Adoçantes calóricos, como a frutose (mel, por exemplo),devem ser usados em quantidades mínimas, respeitando as limitações indicadas na orientação dietética.

Atividade Física:

Os exercícios físicos têm papel importantíssimo no controle do diabetes. Entre outros benefícios, melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem fatores de risco cardiovasculares, ajudando a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e a taxa de glicose no sangue.



A obesidade é uma doença crônica que se desenvolve a partir de uma combinação traiçoeira entre os genes e disponibilidade de alimentos no ambiente em que a pessoa vive e fatores psicológicos.

As principais causas de obesidade são:

  1. GENES – Se na sua família existem várias pessoas obesas, sua chance de se tornar obeso (a) é de pelo menos 30%. Já foram identificados cerca de 250 genes envolvidos no controle de peso do organismo.Os genes no entanto não condenam ninguém à obesidade nem à magreza. A genética explica apenas a tendência a engordar ou a emagrecer com mais facilidade.
  2. DIETA ALIMENTAR – A relação entre a energia proveniente dos alimentos e o peso corpóreo é simples:

ENERGIA INGERIDA – ENERGIA GASTA = ENERGIA ARMAZENADA

O corpo não desperdiça energia. Cada caloria ingerida em excesso será armazenada sob a forma de gordura.

Para o equilíbrio energético do organismo, não faz diferença se as calorias vêm das verduras, legumes, gorduras ou dos carboidratos; o que interessa é o numero total de calorias engeridas.

  1. SEDENTARISMO – A vida sedentária de mulheres e homens modernos é a principalcausa de obesidade. Você pode ser considerado(a) sedentário(a) se:

Passa o dia sentado no trabalho, em casa ou no automóvel;

Não chega a andar 30 minutos 3 vezes por semana;

Mesmo nos sedentários, a movimentação de rotina é responsável pelo consumo de 20 a 30% do total de calorias consumido pelo organismo.Dietas hipercalóricas e falta de atividade física são fatores mais importantes do que os genes, porque causam obesidade independentemente da predisposição genética.

  1. IDADE – Com o passar dos anos, muitos se queixam da tendência para engordar e da dificuldade para emagrecer.Ganhar peso aos 20 ou 30 anos costuma estar associado à redução da atividade física e à manutenção ou ao aumento do número de calorias na dieta. A obesidade é mais comum depois dos 40 anos de idade do que na adolescência, porque a massa muscular diminui progressivamente com a idade.os homens costumam atingir o pico do peso corpóreo ao redor dos 60 anos e mulheres aos 70 anos, acima dessas idade a tendência é de quedas por conta de doenças crônicas perda de apetite, uso de medicamentos, problemas de dentição, vida solitária e outras característica associadas ao envelhecimento.
  2. GÊNERO- Manter o peso constante é mais difícil para as mulheres, porque os homens costumam ter musculaturas mais desenvolvida. Mesmo com o corpo em repouso os

homens queimam de 10 a 20% mais calorias que as mulheres.

  1. GRAVIDEZ – Muitas mulheres queixam de que começaram a ganhar peso depois do nascimento dos filhos. Estudos mostram que 40 a 50% das mulheres obesas atribuem à gravidez o início de seus problemas com a balança.De fato, boa parte das mulheres ganha 2 ou 3 quilos por filho.Emagrecer depois do parto não é impossível. A mulher costuma perder peso já na fase do aleitamento.
  2. METABOLISMO – Como qualquer máquina, o corpo humano gasta energia para exercer suas funções básicas. Mesmo quando estamos imóveis ou dormindo, nosso coração bate, os pulmões se expandem e contraem, os intestinos se movimentam, o cérebro não para de funcionar e as reações químicas que as células precisam realizar, continuam a acontecer.
  3. ALTERAÇÕES HORMONAIS – Muitos atribuem o excesso de peso à preguiça da tireóide em acelerar o metabolismo. Embora o hipotireoidismo descompensado possa provocar retenção de líquido e aumento de peso,a causa da obesidade raras vezes tem a ver com o mau funcionamento da tireóide.Outros distúrbios também podem aumentar a tendência à obesidade, mas eles são responsáveis por menos de 2% dos casos.
  4. MEDICAÇÕES - alguns medicamentos administrados por períodos mais longos podem provocar ganho de peso. O uso de derivados da cortisona e o de certos antidepressivos são os exemplos mais significativos.
  5. PROBLEMAS ORTOPÉDICOS E OUTRAS LIMITAÇÕES FÍSICAS - Lesões ortopédicas e outras doenças que dificultam a locomoção reduzem os níveis de energia que o corpo consumia quando estava em atividade plena.Para manter o peso, os portadores e condições que impõem limites à mobilidade precisam diminuir o número de calorias da dieta adotada anteriormente.
  6. CIGARRO – Estudos mostram que 80 a 85% dos fumantes ganham peso quando deixam de fumar. Neles, o ganho médio é de 3 a 5 quilos.O cigarro acelera o metabolismo e aumenta a energia que o corpo gasta em repouso. Quanto maior o número de cigarros fumados diariamente, maior o aumento do gasto energético.Portanto, se ao largar de fumar você continuar na mesma atividade e comendo como antes, provavelmente engordará. Em hipótese alguma a tendência a aumentar de peso justifica continuar fumando. Os males que o cigarro causa são incomparavelmente mais graves.
  7. FATORES FAMILIARES, CULTURAIS E SOCIAIS – Os hábitos familiares exercem tanta influência no peso corpóreo que fica difícil separar fatores genéticos àqueles relacionados à fartura de alimentos altamente calóricos. Em algumas famílias, a comida ocupa o centro de todas as atenções. Desde o nascimento filhos e netos são estimulados a comerem o máximo que puderem. No tempo em que as crianças corriam pelas ruas o dia inteiro as calorias eram consumidas, hoje acumulam gorduras no corpo paradas diante da TV e das telas de computadores, vídeo games com refrigerantes, doces e salgadinhos à mão.

Frases como: Se você não comer, não cresce”, “Enquanto não limpar o prato não levanta da mesa”, ou “Se não comer tudo não ganha a sobremesa”,contribuem para a disseminação

Da epidemia da obesidade infantil.O ambiente cultural em que vivemos e as relações sociais que cada um de nós estabelecemos influenciam nos hábitos alimentares saudáveis ou nocivos.



A Hipertensão Arterial designa uma elevação excessiva da pressão arterial, acima dos valores de referência para a população em geral, sendo considerada como uma das doenças mais comuns do mundo moderno. A obesidade, o sedentarismo, o stress e o consumo excessivo de álcool e de sal, associados a uma predisposição hereditária, são apontadas como algumas das causas mais comuns da hipertensão arterial.
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza por não haver uma causa conhecida , enquanto a HA secundária, onde é possível identificar-se uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais , problemas na artéria aorta, tumores e algumas doenças endocrinológicas.
"Todas as pessoas, mesmo que não sintam nada, devem verificar a pressão com seu médico pelo menos uma vez por ano".
Quem tem maiores chances de ter hipertensão?
A pressão alta ou hipertensão pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos adultos e nos idosos. Além disso:
• É mais freqüente na raça negra
• Aumenta com a idade
• É mais comum em homens com até 50 anos
• Em mulheres após os 50 anos
• Ocorre mais em diabéticos
• Principalmente em pessoas que já tiveram casos na família
Tratamento
O tratamento pode ser medicamentoso e não- medicamentoso. Qualquer que seja a opção, é muito importante obter-se a adesão continuada do paciente às medidas recomendadas.


Recomendações não farmacológicas úteis no tratamento da hipertensão arterial:

• Tratar a obesidade como principal objetivo;
• Reduzir a ingestão de sal para no máximo 5 g por dia;
• Aumentar a ingestão de frutas e verduras, para obter maior ingestão de potássio;
• Limitar a ingestão de álcool a menos de 40mg por dia ( 1 cerveja ou 1/2 garrafa vinho ou 1 dose de destilado );
• Realizar exercícios físicos regularmente;
• Reduzir a ingestão de gorduras saturadas e carboidratos refinados;
• Parar de fumar;
Durma bem e evite o estresse.


Aprenda a escolher os ingredientes do seu lanche para não detonar seu Plano Alimentar

Um lanchinho leve às vezes substitui uma refeição para muitas pessoas. É prático, rápido, versátil, gostoso e pode ser muito saudável. Mas, o que muitas pessoas não prestam atenção é que ele, dependendo das escolhas, dos ingredientes, pode-se se tornar terrível para sua saúde. Desta forma, saber escolher e montar seu sanduíche pode fazê-lo um aliado ao invés de vilão.
"Mesmo sabendo escolher e montar os lanches, o ideal é que não substitua uma refeição sempre por um sanduíche", pois é necessário incluir todos os grupos de alimentos nas refeições como os carboidratos, proteínas, legumes, grãos, e muitas vezes não é possível incluí-los nos lanches. Por isso, trocar uma refeição completa por um lanche é um hábito que deve ser colocado em prática esporadicamente.
O sanduíche é uma maneira rápida de se alimentar principalmente quando a correria do dia a dia não permite que almoçamos e/ou jantamos como se deveria e com calma. Desta forma, saiba optar pelos lanches mais saudáveis e bem saborosos!
CARBOIDRATO- Este que é tido o vilão de qualquer dieta, os carboidratos, merece atenção pelo fato de existirem hoje no mercado inúmeras opções como os pães de linhaça, quinua, cevada, grãos variados, aveia, cenoura, preto, de leite, de milho, integral.
Você deve escolher os mais ricos em fibras ajudando no controle de peso, funcionamento intestinal e saciedade.
Evite: Pão francês, ciavatta, hambúrguer, pão de leite, milho e qualquer outro só com farinha branca.
As melhores opções dentre eles são: • Linhaça • Quinua • Grãos • Aveia • Integral • Integral s/ glúten
PROTEÍNA- Uma proteína adequada que possa estar no sanduíche que equivale a uma refeição deve ser uma proteína de qualidade, mais saudáveis, ricas nutricionalmente e menos calóricas. Os hambúrgueres, salsichas, embutidos são recheados de gorduras saturadas, sódio e pobres em nutrientes como proteínas e vitaminas. Opte por:
* Filé/peito de frango grelhado
*Peixe (atum, salmão)
* Ovos mexidos
* Peito de peru
* Carnes bovinas magras
* Tofu
E os Acompanhamentos podem?
Os queijos e molhos merecem muita atenção. Dependendo das escolhas dos queijos (mussarela, queijo minas, cheddar, brie, de búfala) pode detonar o recheio do seu sanduíche, pois os amarelos são os mais ricos em gorduras saturadas que prejudicam a saúde e são mais calóricos. Mesmo os brancos como a mussarela de búfala e o queijo minas também são ricos em gorduras, pois não são lights. Os molhos como maioneses, rosê, tártaro, catchup são compostos basicamente de gorduras saturadas, muito sódio e ainda substâncias químicas, desta forma, em nada contribuem para a saúde e a boa forma. Assim, dentre estes tipos de acompanhamentos escolha um deles, pois eles devem estar presentes no seu lanche apenas para dar um “toque”:
Queijos:• Ricota • Cottage • Tofu • Queijo minas light
MOLHOS: • Vinagrete • De tomate
VEGETAIS: • Folhas verdes: alface, rúcula, espinafre, agrião, acelga, escarola.
• Legumes e vegetais coloridos crus ou cozidos : tomate, pepino, cenoura, palmito, beterraba.


A compra de alimentos que assegurem uma alimentação equilibrada deve ser cuidadosamente planejada e, de forma a estarmos bem informados sobre aquilo que ingerimos, devemos saber ler os rótulos das embalagens. Todos os alimentos processados devem apresentar um rótulo com informações sobre os ingredientes, indicados por ordem decrescente de quantidade, bem como o respectivo valor nutricional, onde devem estar discriminados os valores de energia, proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras e sódio, por 100gr de produto e/ou por porção.
Dos rótulos constam ainda especificações relativas ao prazo de validade e demais informações necessárias, tais como advertências para pessoas com patologias (v.g. “contém glúten”, “contém lactose”). Cada parâmetro do valor nutricional tem o seu significado, a saber:
Valor energético: significa o total de calorias que o produto possui. As calorias equivalem à soma de todos os nutrientes, que se transformam em energia para que o nosso corpo possa realizar as suas funções vitais.
Hidratos de Carbono: nutriente que fornece energia primária ao organismo.
Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, hormônios etc.
Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo. Este valor é importante para quem está fazendo uma dieta de emagrecimento, podendo ainda ser referido o valor de gordura saturada, que é responsável pelo aumento dos níveis de colesterol.
Fibras: substâncias vegetais não digeridas pelas enzimas do sistema digestivo. Regulam o trânsito intestinal e ajudam a baixar o colesterol. Devemos consumir cerca de 18g/dia.
Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico. Também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso, pode elevar a pressão arterial, contribuindo para o aparecimento de doenças coronárias e hipertensão. O recomendado ronda os 3 -4 gramas diários. É necessário consumir diariamente todos os nutrientes acima mencionados na quantidade certa. Sabendo a importância dos mesmos, poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o seu consumo, visando uma alimentação saudável.


O sabor à sua mesa

Para apreciarmos um bom prato é necessário que ele tenha uma boa aparência, que seja colorido e que tenha perfume, tornando-o apetitoso.O sabor dos alimentos é importante, pois estimula a salivação, colaborando com o processo de digestão. É ai que entram as ervas aromáticas, elas dão um toque especial aos alimentos, proporcionando um prazer na degustação. As ervas aromáticas são, em geral, plantas utilizadas como aromatizantes, dos quais utilizamos as folhas, sementes e flores. Podem ser acrescentadas em diversas preparações. É muito importante conhecer as ervas aromáticas, quais os alimentos que melhor se associam e dosear a quantidade utilizada, pois algumas delas possuem um sabor acentuado, podendo prejudicar o sabor verdadeiro do alimento.

Existem variados tipos: manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, estragão, salsa, coentro, louro e outras. Para que possa usufruir dos aromas que estas ervas proporcionam, saiba onde os pode aplicar:
O manjericão muito utilizado em pratos italianos. Enriquece o molho de tomate.
O alecrim pode ser usado em carnes, aves, peixes e massas.
A hortelã é muito utilizada na nossa culinária sendo também utilizado em sucos, chás, saladas e molhos.
A sálvia pode ser fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais e ovos. Nunca a misture com outras ervas.
O orégão ou orégano dá um sabor que rapidamente associamos à culinária italiana, em molhos de tomate, refogados e carne. No nosso país é utilizado na confecção de caracóis, saladas e refogados.
O estragão é acrescentado a frango, peixes e espargos.
O endro é muito utilizado para temperar salmão nos países nórdicos.
A salsa, cebolinha e os coentros não necessitam de apresentação, são bem conhecidos e estão presentes nas refeições da maioria das pessoas.
O louro usado com moderação é um ótimo tempero para ensopados, assados e grelhados.

Use e abuse das ervas aromáticas!


Nos dias quentes de verão, nos almoços entre amigos, num petisco ao final do dia, e comemorações, fazem-se quase sempre acompanhar por uma cerveja bem geladinha... Embora os efeitos da cerveja já tenham sido alvo de criticas negativas, cada vez mais têm sido estudados os seus benefícios para a saúde. Na verdade, hoje em dia, a velha fama de que a cerveja "faz barriga" não passa de uma idéia injusta. A cerveja, quando consumida moderadamente (1 a 3 bebidas por dia para a maioria dos homens e 1 bebida por dia para as mulheres), não é responsável por quaisquer problemas associados à obesidade. Isto porque a cerveja não contém gordura nem colesterol e é pobre em açúcares simples. Entre todas as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que possui menos calorias. Assim sendo, é bem provável que a tão falada "barriga de cerveja" surja quando exista um conjunto de excessos associados entre si, nomeadamente bebidas alcoólicas e consumo elevado de alimentos ricos em gorduras. A cerveja é fabricada a partir de várias substâncias naturais como sejam a cevada, os cereais, o lúpulo, a levedura e a água, as quais são ricas em antioxidantes, vitaminas (em especial do grupo B) e minerais como o silício. Estas substâncias possuem propriedades benéficas ao organismo. Por exemplo, os antioxidantes diminuem o risco de doença coronária e promovem um aumento do colesterol "bom"; as vitaminas do grupo B possuem igualmente um efeito protector sobre o coração, sendo uma boa fonte de vitamina B12 para os vegetarianos. Relativamente ao sílicio, tem sido apontado como um factor preventivo de osteoporose, por melhorar a densidade mineral óssea. Para além do nível físico, a cerveja traz benefícios em termos psicológicos pelas sensações de prazer e bem-estar que provoca, sendo talvez este um dos efeitos mais procurados num copo de cerveja. Em suma, goze os prazeres desta bebida, mas com moderação!
Se for dirigir não beba!


Este alimento é uma ótima fonte de proteína, mas por exigir alguns cuidados, às vezes, é considerado um vilão.

O ovo é a melhor proteína que nós temos na natureza. Ele faz a função de melhoria de toda construção de célula, de defesa do seu organismo, crescimento de pêlos, cabelos, unhas. O ideal seria consumir ovos de três a cinco vezes por semana”.
É um alimento cercado de cuidados já na hora da compra;
Veja prazo de validade, abra a caixinha, e veja um por um, mas não lave ao guardar, quando você lava acaba tirando uma película protetora do ovo, na geladeira ele pode se contaminar com microorganismos",ele só deve ser lavado minutos antes do consumo.

* Como lavar:
Lave com água corrente antes de usar, depois coloque numa solução de água com 10 gotas de hipoclorito e deixe por 20 minutos, depois enxágue novamente. Na hora de quebrar a casca, ela mesma pode contaminar a clara e a gema”.

* Como saber se ovo é novo ou velho:
Coloque numa vazilha água com pouquinho de sal, e mergulhe o ovo se afundar ele é um ovo novo. Se o ovo boiar ele já é um ovo velho.

* Não guarde os ovos na porta da geladeira porque a porta é o lugar menos refrigerado. E nunca consuma cru.
Nessa época de férias muita gente se alimenta fora de casa e os cuidados com os ovos devem ser redobrados. Os nutricionistas orientam a evitar o consumo da maionese e recusar ovo mal passado com a gema mais mole.
Outra dica importante é analisar onde o alimento está sendo conservado. O correto é num lugar quente, exalando fumaça ou num ambiente refrigerado.


Precisamos mudar os conceitos em relação ao que significa a palavra "dieta"que deveria ser entendida como um processo de melhora da saúde como um todo, sendo a perda de peso uma consequência.
É para ser vista como uma nova rotina para vida e não como uma tentativa desesperada para emagrecer, e ainda com prazo para terminar.
Caso as mudanças não sejam incorporadas nos hábitos diários da pessoa, voltará a ter os mesmos problemas iniciais.
Dieta correta é um modo de viver, viver bem, de forma saudável.
"Restrição Alimentar"é uma forma de deixar de oferecer ao nosso organismo os nutrientes fundamentais que ele precisa.
Zero calorias sigifica nada de "combustível" para o seu corpo.
Por isso dietas retritivas com pouquíssimas calorias, não é o melhor caminho. Procure um profissional nutricionista para lhe ajudar a ter uma alimentação saldável e melhorar sua qualidade de vida.


Na família moderna surge a necessidade do pai de dar apoio psicológico e assistência à mãe.
Em alguns estudos efetuados comprovou ser o pai uma figura muito importante para a prática do aleitamento materno. No entanto, muitos pais não são orientados a apoiar as mães. O profissional de saúde deve também dar atenção ao novo pai e estimulá-lo a participar deste período vital para a família. Durante a gravidez, alguns pais participam no processo da amamentação que ocorre de forma precoce, compartilhando das consultas pré-natais. Neste período, alguns deles procuram alternativas para que a mulher possa produzir leite e garantir assim a amamentação sem problemas.
Alguns pais se sentem, excluídos do processo de amamentação pois, efetivamente, esses não amamentam o seu filho. Por outro lado, o pai deve entender que ele pode contribuir em muito nesse processo, não necessariamente amamentando, obviamente, mas procurando fazer a sua parte, seja dando apoio a sua esposa, tanto afetivamente quanto nos cuidados com o bebê. O apoio do pai freqüentemente faz a diferença entre o sucesso da amamentação ou o seu fracasso, como o desmame precoce. Este apoio é ainda mais crucial quando se trata do primeiro filho. Amamentar não é tarefa fácil, principalmente quando a mulher tem que conciliar filhos, casa e marido. E é nessa hora que o pai surge para dar carinho, amor, apoio, incentivar, ajudar e participar de todos os momentos.
O pós parto pode trazer cansaço à mulher, deixando-a sensível, insegura no que diz respeito a amamentação . O apoio e incentivo do pai são essenciais para que a mamãe se reestruture, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar. A presença e carinho dele durante a amamentação fortalecem o vínculo afetivo entre ele, a mamãe e o bebê, transformando a hora da amamentação um momento muito prazeroso para a família.
Um bebê necessita de muitos cuidados e a amamentação demanda algum tempo,a mulher que já é mamãe encontrará mais dificuldades em fazer tudo o que fazia antes, precisará da participação do pai e toda a família, para cuidar do seu mais novo membro. Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção e carinho. O período de amamentação requer da mãe a ingestão de bastante líquido.
Devem ser evitadas as brigas e discussões porque causam estresse na mamãe podendo prejudicar a descida do leite e comprometer o aleitamento tão importante para o bebê. O pai deve ter muita paciência com a mãe nesse período,pois nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.
O pai deve evitar atitude como levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que a criança mais precisa para crescer inteligente e saudável.
Outro fato importante é quando o pai acompanha sua mulher e seu filho nas consultas médicas. Assim aprenderá como auxiliar a sua esposa, tornando o período da amamentação gostoso, motivante e feliz para os três. As mães, não devem ter receio em “dividir” a amamentação, e convocar o pai para essa tarefa.


O aleitamento materno só traz benefícios à criança, e à mãe É um grande aliado contra diversas doenças e é facilmente digerido e absorvido.
O leite materno contém nutrientes, enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e contém tudo o que a criança necessita no seu início de vida . O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais da mãe e diminui a ansiedade de ambos, por meio desse primeiro contato.
Fora a grande vantagem do vínculo afetivo que o ato de amamentar, esse leite ainda protege a criança contra vários problemas e a lista é extensa. O leite materno aumenta o QI, previne obesidade, protege contra doenças alérgicas, diversos tipos de câncer, desnutrição, diabetes mellitus, doenças digestivas, doenças crônicas como osteoporose, doença cardiovascular e ateroesclerose, meningites, sarampo e outras doenças infecciosas, doenças respiratórias e otites, doenças do trato urinário e promove melhor padrão cardiorrespiratório durante a alimentação, aumenta a imunidade e melhora o equilíbrio emocional , neuro-psicomotor e cognitivo.
Não é só o bebê é beneficiado, a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa, mais feliz e satisfeita além de ter uma diminuição mais rápida do volume do útero, corre menor risco de hemorragia no pós-parto, diminui a possibilidade de ter anemia, contrair câncer de mama e de ovário, e está menos propensa à osteoporose, volta ao peso normal mais rapidamente e está protegida de engravidar.
E ainda tem a Vantagem da economia. O leite que a mãe produz é suficiente para alimentar o filho durante os seis primeiros meses de idade, sem necessidade de dar inclusive água, e não tem gastos com gás, bicos, mamadeiras, sabão, açúcar, embalagens e outros. O leite materno está sempre pronto para servir a qualquer hora em qualquer lugar.



Ingredientes:

-1 pé de alface americana
-1 maço pequeno de rúcula
-1 cebola cortada em fatias finas
-100 g de queijo branco cortados em cubinhos
- 2 tomates cortados em cubinhos
-100g de presunto de peito de peru cortados em tirinhas
Para o molho:
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
- 1/4 de xícara (chá) de suco de limão
- 1 colher (sopa)de mostarda
- 1 colher (chá) de orégano
- 1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Em uma travessa redonda:
Com as folhas de alface, forre o fundo e as laterais da travessa,reserve algumas folhas para cobrir a salada, coloque alternando camadas, a rúcula rasgada, a cebola, o queijo o tomate e o presunto. Feche com alface, cubra com papel lamidado e leve à geladeira.
Molho: Em uma molheira, misture o azeite, o suco de limão, a mostarda, o orégano, o sal. Sirva com a salada desenformada.


Para aproveitar ainda mais o verão, muitas pessoas nesta época procuram as praias. O ideal é que se evite o consumo de alimentos em quiosque e os alimentos vendidos por ambulantes, pois muitos possuem grande potencial de contaminação, como: marisco, peixes molhos e cremes, que podem deteriorar quando não acondicionados adequadamente, principalmente os que necessitam de refrigeração. Por isso as ocorrências de intoxicação alimentar se acentuam no verão.
Para evitar situações desagradáveis e cuidar da saúde e do corpo, seguem algumas recomendações que considero importante:
  1. Beba muito líquido- água, chás gelados e sucos naturais são boas pedidas.
  2. Evite comidas pesadas- valorize as que têm muitas verduras, legumes e tempere com limão e azeite de oliva. Pois é , o azeite de oliva fortalece o sistema imunológico.
  3. Evite o excesso de sal- preste à tenção nas quantidades de sal existente nos salgadinhos e em conservas, por exemplo.
  4. Abuse das frutas e saladas de verduras e legumes- e este não é um conselho para o verão, é para o ano inteiro, pois são alimentos de fácil digestão.
  5. Evite o consumo de frituras, salgados e molho maionese.

Com essas dicas você poderá manter o equilíbrio durante a estação.