A compra de alimentos que assegurem uma alimentação equilibrada deve ser cuidadosamente planejada e, de forma a estarmos bem informados sobre aquilo que ingerimos, devemos saber ler os rótulos das embalagens. Todos os alimentos processados devem apresentar um rótulo com informações sobre os ingredientes, indicados por ordem decrescente de quantidade, bem como o respectivo valor nutricional, onde devem estar discriminados os valores de energia, proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras e sódio, por 100gr de produto e/ou por porção.
Dos rótulos constam ainda especificações relativas ao prazo de validade e demais informações necessárias, tais como advertências para pessoas com patologias (v.g. “contém glúten”, “contém lactose”). Cada parâmetro do valor nutricional tem o seu significado, a saber:
Valor energético: significa o total de calorias que o produto possui. As calorias equivalem à soma de todos os nutrientes, que se transformam em energia para que o nosso corpo possa realizar as suas funções vitais.
Hidratos de Carbono: nutriente que fornece energia primária ao organismo.
Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, hormônios etc.
Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo. Este valor é importante para quem está fazendo uma dieta de emagrecimento, podendo ainda ser referido o valor de gordura saturada, que é responsável pelo aumento dos níveis de colesterol.
Fibras: substâncias vegetais não digeridas pelas enzimas do sistema digestivo. Regulam o trânsito intestinal e ajudam a baixar o colesterol. Devemos consumir cerca de 18g/dia.
Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico. Também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso, pode elevar a pressão arterial, contribuindo para o aparecimento de doenças coronárias e hipertensão. O recomendado ronda os 3 -4 gramas diários. É necessário consumir diariamente todos os nutrientes acima mencionados na quantidade certa. Sabendo a importância dos mesmos, poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o seu consumo, visando uma alimentação saudável.


This entry was posted on 16:02 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: