Diabetes melito (ou simplesmente diabetes) é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta de insulina ou pela ação eficaz desse hormônio.

A doença pode aparecer em qualquer idade, suas causas ainda são desconhecidas.

Sintomas:

As manifestações clínicas mais freqüentes de diabetes são:

  • Vontade de urinar diversas vezes (poliúria);
  • Fome freqüente (polifagia);
  • Sede constante (polidipsia);
  • Perda de peso inexplicada.

Esses 4 sintomas são chamados”4Ps” do diabetes.

Podem aparecer ainda:

  • Fraqueza
  • Mudança de humor;
  • Náuseas e vômitos.

Diagnóstico:

A maneira correta de fazer o diagnóstico de diabetes é por meio da medida da glicemia do sangue,com amostras colhidas em condições adequadas,em 2 dias diferentes, ou mediante a realização do teste de tolerância oral à glicose.

Sinais ou sintomas sugestivos da doença não são suficientes para fazer o diagnóstico, porque o diabetes podem evoluir durante meses e até anos sem apresentar sintomas.

Os tipos mais importantes de diabetes são:

  • diabetes tipo 1;
  • diabetes tipo 2;
  • diabetes gestacional;
  • diabetes associado a outras doenças;
  • pré- diabetes.

- Diabetes tipo 1 – Ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando a produz em quantidades tão pequenas que não é possível manter o funcionamento normal do organismo.Hoje preferimos chamá-lo de “ diabetes insulinodependente”, porque, para controlar as taxas de glicose, é preciso aplicar injeções diárias de insulina.

- Diabetes tipo 2 – É a forma mais comum de diabetes, representa cerca de 85% d

os casos. Está associado ao sedentarismo e à obesidade, mas também apresenta um componente genético. Pessoas com pai ou mãe com diabetes tipo 2 correm mais risco de desenvolver a doença.Quando o tratamento com remédio se tornam necessários, geralmente utiliza-se um comprimido e nem sempre é preciso usar a insulina.

Indicativos de Maior risco:

  • Idade acima de 45 anos;
  • Sobrepeso ou obesidade com IMC a cima de 25 Kg/m².
  • Obesidade central (circunferência da cintura maior que 102cm em homens e 88cm em mulheres).
  • Antecedentes familiares(pai ou mãe com diabetes).
  • Hipertensão arterial(níveis maiores 14x 9).
  • Colesterol descompensado;
  • Doenças cardiovasculares, cerebrovascular ou vascular periférica, e outros...

-Diabetes gestacional – Quando a intolerância se instala durante a gravidez.Na maioria das vezes, as paciente votam a apresentar glicemia normal no período pós parto. Mas cerca de 5 a 10 % das mulheres com diabetes gestacional acabarão desenvolvendo diabetes tipo 2.

-Diabetes associado a outras doenças – Doenças como pancreatite alcoólica ou medicamentosa (causada pelo uso de certos medicamentos) podem comprometer a produção de insulina e provocar aumento das taxas de glicose no sangue.

- Pré-diabetes – Existem situações em que o valor da glicemia não é normal, mas não é alto o suficiente para que seja feito o diagnóstico de diabetes.Estima-se que milhões de pessoas se encontram nessa situação.

Pilares do tratamento:

O diabetes é uma doença crônica que requer:

· Cuidados com a alimentação;

· Prática de atividades físicas;

· Tratamento de doenças associadas, como infecções, hipertensão arterial etc...

· Monitoração constante dos níveis de glicemia e realização de exames laboratoriais para avaliar a função renal, o risco de complicações cardiovasculares etc.;

· Uso de medicamentos. Pacientes com diabetes tipo 1 necessitam de injeções de insulina diariamente para controlar os níveis de glicemia como também para garantir a sobrevivência.

ALIMENTAÇÃO

A nutrição é a parte fundamental do plano terapêutico do diabetes.Também é preventiva, principalmente para quem tem propensão à enfermidade.

A dieta ideal se baseia nos princípios de uma Alimentação Saudável:

· A quantidade energética ingerida deve ser adequada à atividade e às necessidades diárias do organismo, sendo fracionada em 5 a 6 porções diárias.

· A ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em sua forma complexa.

· Pessoas com diabetes devem ser encorajadas a comer alimentos ricos em fibras como frutas verduras legumes, feijões e cereais integrais.

· A ingestão diária de gorduras deve restringir-se a no máximo 30%, sendo que não mais de 1/3 desse valor pode ser sob forma de ácidos graxos saturados. O colesterol não deve exceder a 300mg/dia, o que equivale a 200g de sobre coxa de frango assada (com pele).

· Alimentos com sacarose (açúcar comum) devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia.

·A ingestão de álcool deve ser moderada, de preferência com as refeições, de acordo com a Organização Mundial da saúde(OMS), o limite diário é de 1 a 2 doses( 1dose= 1 lata de cerveja = 1 taça de vinho = 1 dose de destilado)Muitos médicos consideram essas doses exageradas.Converse com seu médico.

· adoçantes ( ciclamato, sucralose, acesulfame, sacarina, aspartame, estévia) é seguro, desde que em quantidades moderadas.

· Alimentação diet são livres de sacarose, quando destinados a pessoas diabéticas, mas podem ter valor calórico elevado, por seu teor de gorduras e outros componentes.

· Alimentos light são de valor calórico reduzido em relação aos alimentos convencionais. Os refrigerantes e as gelatinas dietéticas têm valor calórico próximo de zero e podem ser consumidos. Por sua vez, chocolate, sorvete, alimentos com glúten (pão, macarrão, biscoitos), mesmo quando “diet “, são calóricos e seu consumo deve ser moderado.

· Adoçantes calóricos, como a frutose (mel, por exemplo),devem ser usados em quantidades mínimas, respeitando as limitações indicadas na orientação dietética.

Atividade Física:

Os exercícios físicos têm papel importantíssimo no controle do diabetes. Entre outros benefícios, melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem fatores de risco cardiovasculares, ajudando a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e a taxa de glicose no sangue.



This entry was posted on 14:37 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    mah disse...

    poliúria - aumento do volume urinário...

  1. ... on 9 de dezembro de 2016 às 04:24  
  2. Joyce Hillary disse...

    O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp ... + 2347081986098

  3. ... on 27 de novembro de 2019 às 18:36