O sabor à sua mesa

Para apreciarmos um bom prato é necessário que ele tenha uma boa aparência, que seja colorido e que tenha perfume, tornando-o apetitoso.O sabor dos alimentos é importante, pois estimula a salivação, colaborando com o processo de digestão. É ai que entram as ervas aromáticas, elas dão um toque especial aos alimentos, proporcionando um prazer na degustação. As ervas aromáticas são, em geral, plantas utilizadas como aromatizantes, dos quais utilizamos as folhas, sementes e flores. Podem ser acrescentadas em diversas preparações. É muito importante conhecer as ervas aromáticas, quais os alimentos que melhor se associam e dosear a quantidade utilizada, pois algumas delas possuem um sabor acentuado, podendo prejudicar o sabor verdadeiro do alimento.

Existem variados tipos: manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, estragão, salsa, coentro, louro e outras. Para que possa usufruir dos aromas que estas ervas proporcionam, saiba onde os pode aplicar:
O manjericão muito utilizado em pratos italianos. Enriquece o molho de tomate.
O alecrim pode ser usado em carnes, aves, peixes e massas.
A hortelã é muito utilizada na nossa culinária sendo também utilizado em sucos, chás, saladas e molhos.
A sálvia pode ser fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais e ovos. Nunca a misture com outras ervas.
O orégão ou orégano dá um sabor que rapidamente associamos à culinária italiana, em molhos de tomate, refogados e carne. No nosso país é utilizado na confecção de caracóis, saladas e refogados.
O estragão é acrescentado a frango, peixes e espargos.
O endro é muito utilizado para temperar salmão nos países nórdicos.
A salsa, cebolinha e os coentros não necessitam de apresentação, são bem conhecidos e estão presentes nas refeições da maioria das pessoas.
O louro usado com moderação é um ótimo tempero para ensopados, assados e grelhados.

Use e abuse das ervas aromáticas!


This entry was posted on 18:29 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: