Algumas pessoas complementam a sua alimentação ingerindo vitaminas, sem saberem se essa precaução lhes trará ou não benefícios.
As vitaminas são compostos biológicos presentes na natureza, são indispensáveis para um bom funcionamento do organismo. As vitaminas obtêm-se através da ingestão de alimentos frescos e naturais, sendo que uma dieta saudável e equilibrada cobre todas as necessidades básicas. No entanto, há algumas situações específicas na vida que se requer a suplementação de vitaminas.
As funções das vitaminas no organismo são múltiplas. Entre as quais destaca-se a intervenção em processos metabólicos e hormonais. A título de exemplo refira-se que a vitamina A atua ao nível do sistema imunitário e é adequada para uma boa visão, ao passo que a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio. Por outro lado, a vitamina K é importante na coagulação sanguínea e a vitamina C atua ao nível da cicatrização, aumentando as defesas do organismo. Em algumas etapas da vida como na infância, na adolescência, na gravidez e em idades mais avançadas, ou até mesmo nas mudanças de estação, ou em situações de stress e esforços intelectuais, acrescentar a ingestão de alguns suplementos vitamínicos à dieta pode ser recomendada. Contudo deverá sempre ser indicada pelo médico ou um técnico especializado.
Isto porque a ingestão de doses elevadas de algumas vitaminas pode ser prejudicial, como no caso da vitamina D que pode danificar os rins. Já a vitamina A pode causar dores de cabeça e a vitamina C poderá provocar cálculos nas vias urinárias.
Tenha atenção e não tome vitaminas indiscriminadamente. As necessidades vitamínicas variam com a idade, sexo, peso e as condições específicas próprias de cada pessoa.





This entry was posted on 15:07 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: