Na família moderna surge a necessidade do pai de dar apoio psicológico e assistência à mãe.
Em alguns estudos efetuados comprovou ser o pai uma figura muito importante para a prática do aleitamento materno. No entanto, muitos pais não são orientados a apoiar as mães. O profissional de saúde deve também dar atenção ao novo pai e estimulá-lo a participar deste período vital para a família. Durante a gravidez, alguns pais participam no processo da amamentação que ocorre de forma precoce, compartilhando das consultas pré-natais. Neste período, alguns deles procuram alternativas para que a mulher possa produzir leite e garantir assim a amamentação sem problemas.
Alguns pais se sentem, excluídos do processo de amamentação pois, efetivamente, esses não amamentam o seu filho. Por outro lado, o pai deve entender que ele pode contribuir em muito nesse processo, não necessariamente amamentando, obviamente, mas procurando fazer a sua parte, seja dando apoio a sua esposa, tanto afetivamente quanto nos cuidados com o bebê. O apoio do pai freqüentemente faz a diferença entre o sucesso da amamentação ou o seu fracasso, como o desmame precoce. Este apoio é ainda mais crucial quando se trata do primeiro filho. Amamentar não é tarefa fácil, principalmente quando a mulher tem que conciliar filhos, casa e marido. E é nessa hora que o pai surge para dar carinho, amor, apoio, incentivar, ajudar e participar de todos os momentos.
O pós parto pode trazer cansaço à mulher, deixando-a sensível, insegura no que diz respeito a amamentação . O apoio e incentivo do pai são essenciais para que a mamãe se reestruture, se reorganize e sinta-se capaz de amamentar. A presença e carinho dele durante a amamentação fortalecem o vínculo afetivo entre ele, a mamãe e o bebê, transformando a hora da amamentação um momento muito prazeroso para a família.
Um bebê necessita de muitos cuidados e a amamentação demanda algum tempo,a mulher que já é mamãe encontrará mais dificuldades em fazer tudo o que fazia antes, precisará da participação do pai e toda a família, para cuidar do seu mais novo membro. Na hora em que a mamãe estiver amamentando, o pai pode levar líquidos como água e suco para a sua esposa. Isso é um sinal de atenção e carinho. O período de amamentação requer da mãe a ingestão de bastante líquido.
Devem ser evitadas as brigas e discussões porque causam estresse na mamãe podendo prejudicar a descida do leite e comprometer o aleitamento tão importante para o bebê. O pai deve ter muita paciência com a mãe nesse período,pois nessa fase a mulher fica cansada e por isso mais irritada e impaciente.
O pai deve evitar atitude como levar para a casa mamadeiras, chupetas ou latas de leite que podem levar ao desmame precoce. O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida, aliado ao amor dos pais, são o que a criança mais precisa para crescer inteligente e saudável.
Outro fato importante é quando o pai acompanha sua mulher e seu filho nas consultas médicas. Assim aprenderá como auxiliar a sua esposa, tornando o período da amamentação gostoso, motivante e feliz para os três. As mães, não devem ter receio em “dividir” a amamentação, e convocar o pai para essa tarefa.


This entry was posted on 21:11 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: