O Cálculo renal (conhecida como pedra nos rins) é uma doença que já atinge aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres.
Os cálculos são formados por cristalização de compostos – principalmente cálcio, oxalato e ácido úrico, que quando migram para as vias urinárias, causam dor intensa..
Estudos mostram que a formação de cálculos está diretamente relacionada com a alimentação. Dietas ricas em proteínas, sal, carboidratos e beber pouca água são os principais causadores dos cálculos.
As proteínas principalmente da carne vermelha devem ser reduzidas, pois aumenta a produção de ácido úrico, um dos principais componentes das pedras.
Os sucos cítricos são ótimos aliados contra o cálculo renal. O ácido cítrico dos sucos dão origem a um sal chamado citrato, que impede a formação de cristais.

CHÁ DE QUEBRA-PEDRA FUNCIONA?
Sim, eles evitam a formação de cálculos maiores, mas não quebram as pedras. Para fazer a infusão, ferva 2 colheres sopa da erva quebra-pedra em 1 litro de água. Deixe esfriar por 10 minutos. Beber 2 a 3 xícaras ao dia.

ALIMENTAÇÃO DURANTE A CRISE:
Deve-se retirar totalmente a carne vermelha, sal, açúcar e principalmente aumentar a ingestão de água para limpar as vias urinárias.


This entry was posted on 14:11 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Unknown disse...

    Não há comprovação científica da efetividade do chá de quebra-pedras. Isso é mais folclore que ciência!

  1. ... on 24 de fevereiro de 2013 às 20:14