No calor ou no frio, eles só comem alimentos crus, Crudivorismo acredita que cozimento leva à perda de nutrientes.

O nome é dado à prática alimentar que prioriza somente a ingestão de alimentos crus ou, como os próprios seguidores falam, de comida viva. Chamadas de crudívoras ou crudivoristas, essas pessoas seguem uma dieta bem semelhante a dos vegetarianos. O diferencial é o limite de temperatura em que os alimentos são preparados. A ação do calor permitida para a preparação dos alimentos é de, no máximo, 40ºC. Os seguidores do crudivorismo alegam que temperaturas superiores causam a perda de enzimas naturais dos alimentos, fazendo com que eles morram . Os campões em enzimas (substâncias responsáveis pelo transporte dos nutrientes) são os azeites extra-virgens, o abacate, o mamão papaia, a manga, o kiwi e o abacaxi. Para tornar o menu crudivorista mais saboroso, dá para optar por preparações que não extrapolem a temperatura indicada pela filosofia, como as sopas, cremes, tortas, pizzas e biscoitos especialmente preparados, sem a ajuda do forno muito quente. Além do comportamento dos crudivoristas estar relacionado a um comportamento que prega a defesa dos alimentos vivos e o regresso à forma de ingestão natural, a prática também visa uma melhora na qualidade de vida. Isso porque, segundo os adeptos da prática, o processo digestivo se torna mais fácil com a ingestão de alimentos crus. As perdas de enzimas dos alimentos são bem variáveis, já que dependem do tipo de substância e da temperatura em que são submetidas. Mas as enzimas têm propriedades específicas e exercem funções quanto ao desenvolvimento e maturação dos próprios alimentos que, depois de consumidos, vão ser submetidos à ação química do organismo humano, durante o processo de digestão . Ainda falando das perdas de nutrientes quando expostos a temperaturas altas, algumas vitaminas são perdidas. No entanto, não existem evidências para deixar a ingestão de alimentos crus de lado. O recomendado ainda é o meio termo, ou seja, mesclar alimentos crus e cozidos . Escolher bem o menu também ajuda. A batata, por exemplo, contém bastante vitamina C. Mas ninguém come esse legume cru, pensando em absorver melhor esse nutriente. É possível obtê-lo em abundância também em um copo de suco natural de laranja, opção bem mais simples e saborosa .
Atenção!
Esse tipo de alimentação deve ser analisado com cuidado. Assim como os cardápios que excluem determinados grupos alimentares, o crudivorismo que bane os alimentos de origem animal das refeições pode apresentar deficiências nutricionais . Vale ainda tomar cuidado com a ingestão crua de carnes, principalmente. Mal cozidas, elas podem transmitir sérias doenças, como a teníase espécie de verminose que causa vômitos, gases e grave desconforto intestinal. No caso dos vegetais, também é importante atentar para a higienização, prevenindo doenças como cólera e a febre tifóide.


This entry was posted on 15:44 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: