" COMO SEU FILHO ESTÁ SE ALIMENTANDO"?
Com o corre corre do dia a dia muitas vezes os pais não prestam muita atenção em como as crianças fazem suas refeições .Por isso separei algumas orientações para ajudá-los :

* É necessário estabelecer rotina para a alimentação.

* Evitar a ingestão de líquidos no horário da refeição.

* A porção dos alimentos no prato deve ser de acordo com a aceitação da criança.

* Servir os alimentos em temperatura agradável.

* Evitar o uso de mamadeiras.

* Evitar oferecer recompensas para fazer a criança comer.

* Evitar também punições e castigos.

* Oferecer alimentos com textura e sabor apropriados para a idade da criança, respeitando-se as preferências individuais.

* Os pratos devem ser compostos de alimentos coloridos e ter aspecto saboroso.

* Guloseimas como doces, balas e salgadinhos não devem ser proibidos porque estimularão ainda mais o interesse da criança, mas podem ser consumidos em horários adequados para não atrapalhar o apetite na próxima refeição.

* O ambiente na hora da refeição deve ser calmo e tranqüilo.

* Nas refeições, a criança deve estar acomodada à mesa com outros membros da família, sem fatores que a distraiam. A aceitação de novos alimentos se dá por condicionamento social, portanto, é bom que a criança observe outras pessoas comendo, para imitá-las.

* A disciplina à mesa deverá ser exigida apenas no que é próprio para a idade da criança, pois se for rígida demais, a alimentação poderá ser evitada, por se relacionar a conflitos e frustrações.

* Para o escolar, o horário das refeições deve se ajustar às atividades familiares e escolares, porém é importante estabelecer uma rotina.

* Não forçá-lo a comer os alimentos que não queira, mas estimulá-lo a experimentar novos sabores.

* Caso o escolar mostre-se inapetente nas principais refeições, verificar os alimentos que esta consumindo entre as refeições.


This entry was posted on 17:22 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: