A criança em idade escolar passa grande parte de seu dia na escola, onde realiza variadas refeições. As escolhas alimentares nessa fase são de extrema importância, uma vez que vão colaborar para a formação dos hábitos alimentares na vida adulta, além de suprir as necessidades nutricionais nessa fase de intenso crescimento e desenvolvimento.
Estudo recente foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos de um programa de educação nutricional desenvolvido para ensinar alunos do ensino fundamental e seus pais a distinguir entre escolhas alimentares mais e menos saudáveis. O programa abordou aspectos como ensinar as crianças a ler os rótulos dos alimentos e detectar a veracidade das informações, enquanto os pais participaram através da leitura de material escrito enviado para casa dos alunos. De acordo com os resultados, o programa permitiu o aumento da capacidade dos alunos e seus pais para identificar opções de alimentos mais nutritivos, mostrando ser eficaz.
Outra pesquisa abordou políticas de nutrição de escolas para promover a alimentação saudável e reduzir o risco de doença crônica. O estudo abordou alimentos disponíveis, o meio ambiente, alimentação, educação, saúde, serviços de saúde e aconselhamento da família e da comunidade. De acordo com o estudo, o impacto das normas de alimentação escolar têm sido positivo sobre a disponibilidade de alimentos e o consumo de nutrientes do estudante. Os resultados mostraram que a educação nutricional, especialmente quando combinado com serviços de alimentação e outras iniciativas, podem afetar os hábitos dos alunos de forma positiva, mas não pode diminuir os níveis de obesidade.
Os resultados dos estudos evidenciam os benefícios de intervenções em escolas, para a melhoria da qualidade da alimentação. Deste modo as intervenções nas escolas devem ser incentivadas, promovendo melhora da saúde e qualidade de vida dos escolares.





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