Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo dos alimentos. São geralmente causas de contaminação dos alimentos a falta de asseio (cuidados com a higiene), a exposição ao ar livre de alimentos preparados para servir e por fim instalações deficientes e mal cuidadas. A contaminação de alimentos e produtos alimentícios ocorre por diversos fatores, tais como:

- Microorganismos;

- Agentes químicos;

- Metais pesados;

- Infestação parasitária;

- Pesticidas.

Os principais veículos de contaminação são constituídos pelo homem, animais caseiros, insetos, pássaros, ratos, pescados, água contaminada, utensílios e matérias primas. O homem pode representar um importante veículo de contaminação se não tomar os cuidados necessários. O nariz, a garganta e as mãos são focos predominantes e potenciais de contaminação. No momento em que se espirra ou tosse, por exemplo, os microorganismos presentes no corpo humano se espalham e podem contaminar os alimentos. As mãos são um dos principais focos de contaminação quando pouco higienizadas, por este motivo devemos sempre lavar muito bem as mãos antes de mexer com qualquer tipo de alimento, além de manter unhas bem cortadas e limpas. A higiene pessoal também é essencial quando se lida com os alimentos. Nunca se deve esquecer de:

- Tomar banho diariamente;

- Lavar diariamente os cabelos e não esquecer de prendê-los e colocar touca durante o trabalho;

- Higienizar bem o rosto com água corrente e sabão;

- Não esquecer de fazer a barba diariamente;

- Evitar o uso de maquiagem;

- Manter as unhas bem cortadas e limpas;

- Não utilizar brincos, pulseiras, anéis ou relógios durante a manipulação dos alimentos, pois, estes utensílio são importante fonte de contaminação; Um simples descuido em relação à higiene alimentar pode fazer alguém adoecer ou até mesmo ser fatal.


Fontes: ROCHA Marcelo do Carmo, Orientações sobre segurança e higiene alimentar. Sebrae, Sindotel


This entry was posted on 16:27 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: