Considera-se uma noite bem dormida não aquela em que se passou 6h ou 8h dormindo, mas aquela em que foi aproveitado o "sono", ou seja, a qualidade do sono. Durante o sono o organismo produz uma substância, hormônio do crescimento, que rejuvenesce, faz com que os músculos do corpo sejam renovados, são elaboradas novas célula, que poderão se agregar ao fígado , ao pâncreas, cérebro e coração, fazendo com que eles sejam renovados. Quando a pessoa dorme mal ela acaba envelhecendo mais rapidamente pelo fato de as células não terem sido renovadas, seu metabolismo fica desregulado, dependendo do organismo, ou a pessoa "engorda" demais ou "emagrece". Quem dorme pouco e mal, pode ser afetado por conseqüências, como o mau humor, o estresse, pouca concentração e irritação.

Para ter uma boa noite de sono você precisa:

.:: Dormir mais cedo, estabelecer um horário de sono.

.:: Não acordar com o despertador,

.:: Relaxar o corpo, fazer uma atividade física,

.:: Desligar a mente,

.:: Criar um ambiente propício ao sono,

.:: Não deitar na frente da tv ligada .

.:: Não comer nada pesado antes de dormir. O jantar é uma refeição importante (para algumas pessoas a mais substancial do dia), mas deve ocorrer suficientemente cedo, para que não se deite no auge da digestão.

.:: Caso não dê para comer mais cedo faça um lanche ligeiro antes de se deitar.

.:: Outra questão relevante é a de saber o que comer/beber. O leite é uma boa opção, na medida em que contém uma substância (triptofano) que é indutora do sono; se for acompanhado por uma fatia de pão ou outra comida com hidratos de carbono, melhor ainda, na medida em que estes ajudarão esta substância a ser absorvida, potenciando o seu efeito.

.:: Para as pessoas que têm muita dificuldade em dormir, devem procurar um médico para que ele veja o que está ocorrendo, ou então tente dormir mais cedo em um lugar bem mais calmo que o de costume.


This entry was posted on 20:07 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: