O Dia Internacional de Combate ao Fumo é comemorado hoje (31/05). Uma data que serve para chamar atenção das pessoas que alimentam o vício do cigarro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, só no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabagismo. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito mil pessoas morrem diariamente devido ao hábito de fumar. Aproximadamente 94% das mortes por câncer de pulmão em adultos estão relacionadas ao cigarro.

PROTEJA-SE CONTRA O CÂNCER
De todos os tipos de câncer, os característicos dos fumantes, especialmente os de pulmão e cavidade bucal, estão relacionados de forma mais consistente à prevenção alimentar. Pessoas com dietas deficientes em frutas e vegetais tem risco aumentado desses tipos de câncer, segundo pesquisador americano.
Aparentemente, o consumo de vegetais combate o câncer pulmonar após sua instalação, retardando seu ritmo e aumentando a sobrevida.
Portanto, fumantes ou ex-fumantes devem comer frutas e vegetais diariamente, em especial:
• beta-caroteno: que atuam como um antídoto contra o câncer pulmonar (cenoura, brócolis e outros vegetais folhosos verdes) , todos com características antioxidantes
• ácido fólico (encontrado nos vegetais verdes)
• licopeno (um componente do tomate e de seus derivados)
• alho e cebola
• vitamina E : nozes, amêndoas, avelã, também antioxidantes

Além do Câncer o Cigarro pode causar outros danos na sua saúde como:
PERDA DE CABELO
O fumo do cigarro enfraquece o sistema imunológico.
Isso deixa o corpo humano mais vulnerável a doenças como "erythematosus de lupus"
que tem como consequência a perda de cabelo e erupções no couro cabeludo, face e mãos.
CATARATAS
Quem fuma adquere o dobro das probabilidades de desenvolver nos olhos cataratas – que pode a longo prazo resultar em cegueira!
PERDA DE AUDIÇÃO – INFECCÇÃO NO OUVIDO
O acto de fumar cria uma superfície em redor dos vasos sanguíneos, que decresce a quantidade do fluxo de sangue para o ouvido.
Os fumadores podem perder a audição muito mais cedo que os não-fumadores (+/- 15 anos mais cedo)

DOENÇAS PULMONARES – CANCÊR DE PULMÃO
Enfisema: Inchaço rompe com nossas bolsas de ar dos pulmões reduzindo a sua capacidade de oxigênio.
Existem casos extremos onde é necessária uma "traqueotomia" que ajuda os doentes a respirar.
Bronquites crónicas também são muito frequentes – resulta numa tosse muito dolorosa e dificuldades de respirar.
DOENÇA NO CORAÇÃO – TAQUICARDIA
Fumar faz com que o coração bata muito mais depressa, aumentando a pressão sanguínea e aumenta o risco de hipertensão e entupimento das artérias.

ÚLCERAS NO ESTÔMAGO
Em suma, o fumo diminui a resistência às bactérias causadoras das úlceras de estômago. Prejudica o estomago reduzindo-lhe a sua capacidade para neutralizar o ácido depois das refeições, deixando que este corro-a as paredes do próprio estomago. Úlceras nos fumadores são mais difíceis de tratar e mais prováveis de ressurgir.
ESPERMA DEFORMADO
O fumo danifica o DNA do esperma e altera-o podendo causar problemas no próprio recém-nascido. Fumar também diminui a quantidade de esperma e claro o fluxo de sangue no pênis, causando maiores dificuldades sexuais.
A DOENÇA DE BUEGER
Como o fumo dos cigarros danifica as paredes dos nossos vasos sanguíneos, causa dificuldade ao coração de bombear sangue às extremidades do nosso corpo. Em casos extremos, a Doença de Bueger pode até resultar em gangrena e consequente amputação de membros.
E aí fumante? Vai continuar com o vício?


This entry was posted on 15:35 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: