O Dia Internacional de Combate ao Fumo é comemorado hoje (31/05). Uma data que serve para chamar atenção das pessoas que alimentam o vício do cigarro. De acordo com dados do Ministério da Saúde, só no Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabagismo. No mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito mil pessoas morrem diariamente devido ao hábito de fumar. Aproximadamente 94% das mortes por câncer de pulmão em adultos estão relacionadas ao cigarro.

PROTEJA-SE CONTRA O CÂNCER
De todos os tipos de câncer, os característicos dos fumantes, especialmente os de pulmão e cavidade bucal, estão relacionados de forma mais consistente à prevenção alimentar. Pessoas com dietas deficientes em frutas e vegetais tem risco aumentado desses tipos de câncer, segundo pesquisador americano.
Aparentemente, o consumo de vegetais combate o câncer pulmonar após sua instalação, retardando seu ritmo e aumentando a sobrevida.
Portanto, fumantes ou ex-fumantes devem comer frutas e vegetais diariamente, em especial:
• beta-caroteno: que atuam como um antídoto contra o câncer pulmonar (cenoura, brócolis e outros vegetais folhosos verdes) , todos com características antioxidantes
• ácido fólico (encontrado nos vegetais verdes)
• licopeno (um componente do tomate e de seus derivados)
• alho e cebola
• vitamina E : nozes, amêndoas, avelã, também antioxidantes

Além do Câncer o Cigarro pode causar outros danos na sua saúde como:
PERDA DE CABELO
O fumo do cigarro enfraquece o sistema imunológico.
Isso deixa o corpo humano mais vulnerável a doenças como "erythematosus de lupus"
que tem como consequência a perda de cabelo e erupções no couro cabeludo, face e mãos.
CATARATAS
Quem fuma adquere o dobro das probabilidades de desenvolver nos olhos cataratas – que pode a longo prazo resultar em cegueira!
PERDA DE AUDIÇÃO – INFECCÇÃO NO OUVIDO
O acto de fumar cria uma superfície em redor dos vasos sanguíneos, que decresce a quantidade do fluxo de sangue para o ouvido.
Os fumadores podem perder a audição muito mais cedo que os não-fumadores (+/- 15 anos mais cedo)

DOENÇAS PULMONARES – CANCÊR DE PULMÃO
Enfisema: Inchaço rompe com nossas bolsas de ar dos pulmões reduzindo a sua capacidade de oxigênio.
Existem casos extremos onde é necessária uma "traqueotomia" que ajuda os doentes a respirar.
Bronquites crónicas também são muito frequentes – resulta numa tosse muito dolorosa e dificuldades de respirar.
DOENÇA NO CORAÇÃO – TAQUICARDIA
Fumar faz com que o coração bata muito mais depressa, aumentando a pressão sanguínea e aumenta o risco de hipertensão e entupimento das artérias.

ÚLCERAS NO ESTÔMAGO
Em suma, o fumo diminui a resistência às bactérias causadoras das úlceras de estômago. Prejudica o estomago reduzindo-lhe a sua capacidade para neutralizar o ácido depois das refeições, deixando que este corro-a as paredes do próprio estomago. Úlceras nos fumadores são mais difíceis de tratar e mais prováveis de ressurgir.
ESPERMA DEFORMADO
O fumo danifica o DNA do esperma e altera-o podendo causar problemas no próprio recém-nascido. Fumar também diminui a quantidade de esperma e claro o fluxo de sangue no pênis, causando maiores dificuldades sexuais.
A DOENÇA DE BUEGER
Como o fumo dos cigarros danifica as paredes dos nossos vasos sanguíneos, causa dificuldade ao coração de bombear sangue às extremidades do nosso corpo. Em casos extremos, a Doença de Bueger pode até resultar em gangrena e consequente amputação de membros.
E aí fumante? Vai continuar com o vício?


O que são Adoçantes?
Adoçante dietético é um produto constituído a partir de edulcorantes, substâncias responsáveis pelo sabor doce.
Possuem o poder de adoçamento muitas vezes maior do que o açúcar branco convencional e são recomendados para dietas especiais, quer seja de emagrecimento ou de restrição.
Pessoas diabéticas devem ter orientação médica e nutricional a respeito de quais adoçantes utilizar, uma vez que muitos deles contém lactose ou sacarose como veículo de suas substâncias edulcorantes.
Os adoçantes calóricos reduzem as calorias da dieta por terem o poder adoçante maior do que o açúcar convencional e para que cumpram o seu papel devem ser utilizados em quantidades reduzidas.
Adoçantes Não Calóricos
Sacarina
- É o adoçante artificial mais antigo, foi descoberto em 1897 e usado desde 1900
- É sintético e extraída de um derivado do petróleo
- Adoça aproximadamente 200 vezes mais que a sacarose (açúcar branco)
- É absorvida lentamente, mas não é metabolizada pelo organismo, sendo excretada de forma inalterada pelo rim.
- Não causa cáries
- Possui sabor residual amargo e metálico
- É estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes
Ciclamato
- Descoberto em 1940
- É sintético e composto a base de um derivado de petróleo
- É cerca de trinta vezes mais doce que a sacarose
- Possui sabor residual doce-azedo
- Não causa cáries
- Estável a altas temperaturas
- O ciclamato é permitido nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e mais de quarenta países
Aspartame
- Descoberto em 1965;
- É uma proteína adocicada produzida a partir de dois aminoácidos encontrados normalmente nos alimentos: metil-éster-fenilalanina e ácido l-aspártico
- Cerca de 43 vezes mais doce do que a sacarose
- Não causa cáries
- Possui sabor residual semelhante ao da sacarose
- Não deve ir ao fogo porque em altas temperaturas pois sofre uma reação que causa perda do sabor doce. Recomenda-se acrescentar o produto aos alimentos e líquidos após a retirada do fogo, apesar de não terem sido notadas alterações quando utilizado em preparações com leve aquecimento ou em recheio de bolo, tortas, etc. De preferência, deve ser misturado aos alimentos no momento do consumo
- É contra-indicado para os portadores de fenilcetonúria (incapacidade do organismo de metabolizar a fenilalanina). Esta anomalia é rara e geralmente é diagnosticada ao nascimento
Acesulfame
- Descoberto em 1967, foi aprovado pela FDA em 1988 para uso em bebidas, sobremesas, gomas de mascar e adoçantes de mesa
- O Ace-K é um sal de potássio sintético produzido a partir de um ácido da família do ácido acético
- É cerca de 125 vezes mais doce do que a sacarose
- Sabor residual semelhante a glicose (mais doce do que a sacarose)
- O organismo o absorve mas não o metaboliza, o que significa que é eliminado tal como é ingerido
- Não causa cáries
- Pode ir ao fogo por ser estável a altas temperaturas
- Pessoas com deficiências renais que necessitam limitar a ingestão de potássio (K) devem estar cientes de que este produto contém pequenas quantidades deste elemento
Stévia
- Foi descoberto em 1905
- Stévia é o adoçante extraído da stévia, planta originária da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai
- É bastante consumido no mundo oriental, principalmente no Japão
- Adoça cerca de 200 vezes mais do que a sacarose
- Seu sabor residual é semelhante ao do alcaçuz
- Não causa cáries
- E o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial
Adoçantes Calóricos
Frutose

- É um adoçante natural e encontrado nas frutas e no mel
- Contém 4 kcal por grama
- Causa cáries
- Inicialmente seu metabolismo não depende da insulina. Estudos recentes comprovam que a frutose, quando ingerida junto das refeições não altera a glicemia.
- Seu alto poder adoçante torna a frutose um adoçante pouco calórico, uma vez que são necessárias dosagens pequenas para atingirmos um sabor adocicado.
- Quando submetida ao calor a frutose derrete, porém mantém o seu sabor
Xylitol, Sorbitol e Manitol
- São álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose (manitol). O xylitol é obtido pela hidrogenação da xilose
- Contêm 4 kcal por grama
- Não causam cáries e por isso são largamento utilizados na produção de goma de mascar
- São utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos
Recomendação máxima diária (OMS)
Para obter o valor diário (máximo) recomendado basta multiplicar o valor abaixo pelo seu peso
Edulcorante => Limite (mg/Kg)
Acesulfatame-K: 15
Aspartame: 40
Ciclamato: 11
Frutose: não existe limite
Sacarina: 5
Stévia: 5,5
Xylitol, Manitol e Sorbitol: 15


Com o corre corre do dia a dia as pessoas procuram uma alimentação mais fácil e rápida. Sopas instantâneas, pizzas prontas congeladas, salgadinhos, temperos industrializados e embutidos, como salame, além do excesso de sal na comida, contém altos índices de sódio, o que pode prejudicar a saúde. A durabilidade, a praticidade no consumo e o fácil armazenamento não atestam que estes produtos sejam saudáveis. Ao contrário. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) revela que o brasileiro consome cerca de 13 gramas de sal diariamente. Essa quantidade está muito acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de no máximo 6 gramas para o adulto, ou uma colher de chá.
Para adequar o consumo ao longo da vida, o ideal é reduzir o sódio já na infância. O sal em excesso retém líquido, afeta os rins e leva ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, à hipertensão. Este mal é responsável por grande parte dos casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. O sedentarismo, o estresse, o tabagismo, o envelhecimento, o excesso de peso e fatores genéticos também contribuem para estas doenças.

Prevenção
O ideal é manter uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras. Manter o saleiro à mesa também pode ser um dos vilões, pois instiga a vontade de adicionar o tempero à comida.

“O sal por si só não causa doença, mas agrava principalmente as doenças cardiovasculares e renais, devido ao aumento da pressão arterial e da retenção de água causados por seu consumo. A recomendação é uma dieta com algumas restrições alimentares para uma vida mais saudável”. Muitos dos alimentos industrializados, mesmo que de forma camuflada, contém sódio, inclusive os doces. Por essa razão, é importante verificar nas embalagens dos produtos sua composição. Um alerta também sobre os adoçantes dietéticos, que também trazem em sua composição sódio, devendo ser usados sem exageros pelas pessoas que tem indicação de restrição salina.

Como evitar o consumo excessivo de sal:
•Nunca ter um saleiro à mesa
•Não acrescentar sal aos alimentos já prontos.
•Preferir alimentos frescos em vez dos processados.
•Evitar alimentos embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).
•Evitar conservas e enlatados como: picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.
•Comer queijo branco ou ricota sem sal é mais saudável do que outros tipos de queijo.
•Evitar salgadinhos para aperitivo com adição de sal, amendoim, batata frita, e outros.
•Evitar alimentos que contenham o aditivo glutamato monossódico, utilizado para realçar o sabor dos alimentos.
•Substitutos do sal ou sal diet podem ser indicados para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionista.
•Além de moderação no uso no sal no preparo dos alimentos, é preciso redobrar os cuidados com os alimentos industrializados. Até mesmo doces, balas, bolos e biscoitos incluem esse tempero. Confira sempre a composição na embalagem e prefira alimentos e temperos naturais.






Você já deve ter ouvido falar da dieta do tipo sanguíneo, essa dieta do sangue especifica que cada grupo sanguíneo (A, B, AB e O) devem seguir dietas específicas.


Em cada grupo os alimentos podem ser classificados da seguinte maneira:
Benéficos: Alimentos que previnem e tratam diversas doenças;


Neutro: Alimentos que são neutros, não fazem bem nem mal à saúde;


Nocivos: Alimentos que podem agravar ou causar danos à pessoa;


Para saber mais:




Importante:

Nunca faça dietas por conta própria pode ser perigoso para sua saúde, procure sempre um profissional Nutricionista, pois esse fará um plano alimentar especial para você e de acordo com seus dados e necessidades.


A ração humana é um composto de diferentes cereais que são ricos em fibras e estes ingredientes prometem diminuir colesterol, ajudar na regulação o diabetes, emagrecer e ajudar no funcionamento do intestino através da detoxificação intestinal. Sobre a quantidade necessária, vale a pena falar que a ração humana não é para todos e cada indivíduos tem uma quantidade necessária por dia.Para pessoas com diabetes alguns ingredientes na ração humana são proibidos como: açúcar mascavo, cacau e o guaraná em pó, para pessoas com hipertensão arterial sistêmica dever retirar o guaraná em pó da preparação (pois tem poder estimulante no nosso organismo) e para pessoas que querem emagrecer cuidado com a quantidade. Você pode fazer a sua própria ração humana, você compra os ingredientes separados e mistura-os in natura, sempre observar a data de validade. O ideal é fazer uma pequena porção e sempre deixar armazenado em vidro seco e manter na geladeira para não oxidar a linhaça.Você pode consumir a ração humana com sucos, batidas, iogurtes e frutas no café da amanhã. Também pode ser misturada em bolos e pães integrais, que fica muito saboroso.
Aqui vai a receita


500g de soja em pó


500g de farelo de trigo


500g de farelo de aveia


100g de gergelim


100g de linhaça dourada


100g de guaraná em pó


100g de levedo de cerveja


100g de gérmen de trigo


100g de açúcar mascavo


100g de gelatina sem sabor


100g de quinua


100g de cacau em pó


100g de farinha de maracujá



Não esqueça que a ração humana associada de atividade física, uma dieta balanceada, bastante líquido, faz muito bem para o seu organismo.


OBS: Se você for diabético não utilize açúcar mascavo, cacau e o guaraná em pó. E se for hipertenso evite o guaraná em pó.



Com os Escândalos apresentado pelo " Fantástico" no último domingo 08/05/2011, resolvi falar sobre a lei que amplia as responsabilidades do nutricionista nas escolas.

Alimentação Escolar:
A lei 11.947, sancionada em junho de 2009, determina que o profissional da nutrição é responsável técnico pela alimentação escolar. Os cardápidos terão que ser adaptados às normas estabelecidas pela legislação, que determina, por exemplo que o produto ofertado deverá ser da safra da época; vai ter que atender as recomendações nutricionais, e também à disponibilização de alimentos da região. O nutricionista não será apenas responsável pelo cardápio e sim responsável pelo tipo de alimentação que deve ser comprado, o que chegou, como chegou à escola, pela formação das merendeiras, pela adequação do cardápio à região, higienização, dentre outros.
Esta lei, que entrou em vigor em junho, concede o atendimeno da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto da Escola aos alunos da educação básica, ensino médio e da educação de jovens e adultos. Só este ano o FNDE vai repassar aos estado e municípios, R$ 2,02 bilhões para a alimentação escolar. A lei estabelece ainda que o Ministério da Educação pode propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e do desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. De acordo com a lei, fica determinada a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

Estas são algumas das responsabilidades do nutricionista resta apenas às autoridades fazer funcionar essa lei e que todas as escolas estaduais e municipais tenham nutricionistas para que acabe com os problemas denunciados pelo "Fantástico".
Fonte: Clarisse Zanette (Nutricionista)
Mais informações no site do www.fnde.gov.br


Gifs e Recados para Orkut, Forums, Perfil Gratis !



Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio.
Adivinhar sentimentos.
Encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir.
Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

Sua existência é em si um ato de amor.
Gerar, cuidar, nutrir.
Amar, amar, amar...
Amar com um amor incondicional que nada espera em troca.
Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

(Trecho do livro Minha mãe, meu mundo)




Quem disse que para ficar com pele bonita, cabelos e unhas invejáveis é só ir ao salão de beleza!?

Por isso quando ouvir sua avó dizer que a beleza vem de dentro, acredite. Médicos e nutricionistas dizem a mesma coisa. É por meio dos alimentos que sua pele vai estar sempre bonita e macia. Para ficarem sempre fortes e brilhantes, seus cabelos também precisam de proteínas, nutriente importante na formação dos tecidos. Unhas quebradiças e lascadas podem ser sinal de falta de vitaminas, sabia? Então, anote na agenda pra nunca mais esquecer: sua beleza depende do que você come no dia-a-dia. Veja alguns alimentos que vão deixá-la mais bonita ainda.
Iogurte
Se você não gosta mesmo de leite, um excelente substituto é o iogurte. Seus nutrientes — cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B e proteínas — fazem bem para a pele nova, que você "troca" a cada 28 dias mais ou menos. Ainda mantêm fortes suas unhas e cabelos. De quebra, fazem seu intestino funcionar como um relógio, o que deixa seu corpo livre de impurezas.

Receita 1: bata um copo de iogurte com frutas como banana, maçã, mamão ou morango, por exemplo, e adoce a gosto. A vitamina substitui o leite do café da manhã.
Maçã
É ótima pra deixar sua pele bem lisinha, pois providencia fibras para seu intestino funcionar legal. Ainda contém vitaminas A e do complexo B, que ajudam na renovação celular, aquela troca de células da epiderme que acontece pra todo mundo pelo menos uma vez por mês. Além disso, é ótima para saciar a fome. Leve-a de lanche para a escola e coma, com casca e tudo, todos os dias. Seus dentes e gengivas vão ficar tinindo de limpos.

Receita 2: se você não tem muito tempo para um café da manhã caprichado, misture no leite uma maçã picada e cereais matinais.Adoce com mel.
Brócolis
Unhas quebradiças ou esbranquiçadas são sinal de falta de cálcio, zinco e magnésio. Para resolver o problema, encha o prato de brócolis, ou couve-de-bruxelas, com um bifinho magro e feijão com arroz. Essa receita de beleza deixa suas unhas fortes, lisas e resistentes.
Beterraba
Para garantir um bronzeado saudável e que dure por mais tempo, comece desde já a colocar no seu prato (ou copo) alimentos ricos em betacaroteno. Esse nutriente prepara sua pele para receber os raios solares, estimulando seu corpo a produzir melanina, o pigmento que vai deixá-la bronzeada. Você pode caprichar na salada com cenoura, beterraba e folhas verde-escuras, como espinafre, brócolis, agrião e couve. Ou, então, experimentar...

Receita 3: bata no liquidificador o suco de uma laranja com uma beterraba e uma cenoura pequenas, cortadas em pedaços. Depois de bem batido, coe e adoce a seu gosto. P.S.: mas atenção. Não é porque você vai tomar seu santo suco de todo dia que vai deixar de usar o protetor solar.
Alimentos alaranjados
Ricos em betacaroteno, os alimentos de cor laranja (cenoura, mamão, manga, abóbora) ajudam a manter a pele viçosa e aveludada, como a do pêssego. Abuse deles na salada, na salada de frutas ou nos sucos.


Alimentação equilibrada com vitaminas, minerais e antioxidantes é uma das principais armas para reforçar o sistema imunológico e enfrentar as doenças de inverno. Para fortalecer o sistema imunológico, alguns ingredientes não podem ser esquecidos como: A vitamina C é importante para manter o sistema imunológico saudável, 2 laranjas diárias são suficientes para suprir a recomendação de vitamina C, segundo a RDA. A vitamina A reforça o sistema imunológico, protegendo as membranas que revestem os olhos, nariz, pulmões e estômago. O Zinco também reforça o sistema imunológico e colabora para a diminuição de gripes. O própolis possui ação antiinflamatória, anestésica, antifúngica e cicatrizante. Além disso, auxilia no equilíbrio do aparelho respiratório, o Gengibre ativa as células de defesa do organismo e a noz moscada reduz inflamação e dor. Sopas quentes em geral são uma boa fonte de calor e são calmantes para sua garganta. Com moderação, o sal na sopa também pode ajudar a diminuir o risco de desidratação por causa da febre. Coloque Alho nas preparações, é um ótimo antioxidante!Em situações onde a gripe já está instalada, as ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses. Além disso o mel pode reduzir a tosse por causa do "revestimento" na garganta irritada. Outra dica é beber muita água para hidratar o corpo, elimina as toxinas, reduz sintomas de dor de cabeça e garganta. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e os alimentos, não podem ser esquecidos.


Alimentos

vitamina C: laranja, acerola, goiaba, Kiwi, limão, mamão, morango.

Vitamina A:Carne de fígado, laranja, cenoura, mamão, tomate, abóbora, damasco, espinafre.

Zinco: Carne vermelha, cereais integrais, oleagenosas(castanha do pará, castanha do caju, nozes, amendoas),sementes,leguminosas(feijão, grão de bico,ervilhas).


"O limão é uma fruta cítrica, porque ele contém cerca de 6% de ácido cítrico em seu suco. Em cada 100 gramas de suco fresco e puro de limão, temos cerca de 6 gramas de ácido cítrico e citratos, que são os sais do ácido cítrico.Tal concentração de ácido cítrico ocorre em qualquer uma das suas variedades. Não importa se ele é o limão verdadeiro que é o Siciliano, se ele é rústico como é o caso dos limões Cravo, Rosa, Capeta ou Vinagre, se ele é um limão enxertado como é o caso do Tahiti ou se é o limão Galego.E este teor de 6%, considerado o mais elevado de todas as frutas, o diferencia das demais frutas cítricas, porque as laranjas, tangerinas e pomelos, apesar de serem frutas cítricas, apresentam na composição de seus sucos (fresco e puro) a concentração média de 0,6% de ácido cítrico e citratos. Ou seja, cerca de 10 vezes menos que o limão.Terapeuticamente falando, o ácido cítrico e um ácido orgânico e tricarboxílico que, dentro da química e do organismo humano, ele tem o poder de estabilizar uma condição levemente alcalina em todos os líquidos corporais, seja no sangue, na linfa, no líquido crânio-sacral ou nos líquidos intra e extra-celulares. E o que é mais importante, essa estabilização levemente alcalina dos líquidos corporais, que é um pH entre 7,36 a 7,42 é; metabolicamente falando, a condição ideal para todos os processos orgânicos acontecerem da forma mais equilibrada e harmônica. Ou seja, saúde, preservação e prevenção. E síntese, o limão tem o poder de realizar uma reengenharia da qualidade hídrica de todo o organismo, beneficiando assim o cérebro, pulmões, rins, sistema linfático, ou seja, imunológico; sistema nervoso, intestinos, fígado; enfim, todos os sistemas e órgãos vitais.Assim, a partir do momento em que ingerimos o suco do limão, seja ele puro ou na composição com outros alimentos crus ou cozidos, inicia-se um processo de facilitação de alcalinização de todos os processos metabólicos.Portanto, desfazendo enganos já muito arraigados entre todos nós, inclusive entre médicos e nutricionistas, o limão só pode ser reconhecido como um alimento ácido até o momento de ser ingerido, pois após sua ingestão, puro ou idealmente composto com outros alimentos, ele funcionará como um agente alcalinizante, condição esta que será tão mais constante, quanto mais diário e metódico for o consumo do limão via alimentação.Pois, o ácido cítrico irá se combinar com sais minerais livres (biodisponíveis) à base de cálcio, magnésio e ferro, formando os respectivos citratos salinos, que conferirão o desejado pH ideal que é levemente alcalino.Tal fenômeno explica uma outra importante propriedade terapêutica do limão, que é a de ser um agente de fixação de sais minerais. Quando desejamos melhorar aspectos da nossa saúde como anemia, osteoporose e vitalidade; portanto, aumentar a presença de ferro, cálcio e magnésio em nosso organismo, nada como fazer uso de alimentos ricos nesses elementos e associar o limão a eles.Então, as folhas verdes são ricas em clorofila, magnésio e ferro, as raízes são ricas em todos os sais minerais, e por isso vem a indicação dos sucos desintoxicantes; sugiro sempre o introdução do limão junto com estes ingredientes no seu preparo.Mas, existe uma frase clássica sobre o limão que tem muito fundo de verdade: "O limão é um antibiótico natural".



Muitos podem pensar que este poder está na sua Vitamina C. Ledo engano. O suco do limão é relativamente pobre em vitamina C quando comparado com laranjas, tangerinas, acerola, goiaba e kiwi. Mas o mais curioso é que o limão tem 5 vezes mais vitamina C na sua casca: 150 mg/100g do que no seu suco 20-50 mg/100g. O limão tem grande poder bactericida e antibiótico . Um fato bem real é que, na indústria alimentícia, o ácido cítrico e seus citratos, são maciçamente usados como conservantes naturais. Ou seja, são usados para evitar o crescimento de bactérias, bacilos e fungos. Portanto, o ácido cítrico é um bactericida de alimentos e produtos industrializados.Assim, quando temos uma mucosa ferida, seja ela interna ou externa, um bom procedimento é tratar com o suco fresco de limão. Enganam-se aqueles que acreditam que o limão faz mal ao estômago. Na verdade, ele é um alcalinizante de distúrbios ácidos do estômago, além de ser um cicatrizante de mucosas lesadas e um excelente bactericida natural.