Com os Escândalos apresentado pelo " Fantástico" no último domingo 08/05/2011, resolvi falar sobre a lei que amplia as responsabilidades do nutricionista nas escolas.

Alimentação Escolar:
A lei 11.947, sancionada em junho de 2009, determina que o profissional da nutrição é responsável técnico pela alimentação escolar. Os cardápidos terão que ser adaptados às normas estabelecidas pela legislação, que determina, por exemplo que o produto ofertado deverá ser da safra da época; vai ter que atender as recomendações nutricionais, e também à disponibilização de alimentos da região. O nutricionista não será apenas responsável pelo cardápio e sim responsável pelo tipo de alimentação que deve ser comprado, o que chegou, como chegou à escola, pela formação das merendeiras, pela adequação do cardápio à região, higienização, dentre outros.
Esta lei, que entrou em vigor em junho, concede o atendimeno da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto da Escola aos alunos da educação básica, ensino médio e da educação de jovens e adultos. Só este ano o FNDE vai repassar aos estado e municípios, R$ 2,02 bilhões para a alimentação escolar. A lei estabelece ainda que o Ministério da Educação pode propor ações educativas que perpassem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e do desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. De acordo com a lei, fica determinada a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

Estas são algumas das responsabilidades do nutricionista resta apenas às autoridades fazer funcionar essa lei e que todas as escolas estaduais e municipais tenham nutricionistas para que acabe com os problemas denunciados pelo "Fantástico".
Fonte: Clarisse Zanette (Nutricionista)
Mais informações no site do www.fnde.gov.br


This entry was posted on 20:02 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: