“No inverno tendemos a preferir alimentos mais calóricos, mais quentinhos e essa busca pode ser explicada, fisiologicamente, pelo fato de precisarmos gastar mais calorias para manutenção da temperatura corporal nos dias mais frios. As comidas e bebidas típicas das festas juninas são alimentos com uma maior densidade energética e devem ser consumidos com moderação por aqueles que querem diminuir peso. É importante controlar a quantidade, caso contrário as calorias ingeridas numa festa junina podem extrapolar a necessidade de energia que deve ser consumida num dia inteiro.
Diminuir ou Dividir Porções: Lembre-se que a comida não é o atrativo principal da festa! Jogos e brincadeiras também fazem parte da diversão. Procure diminuir o tamanho das porções consumidas. Eventualmente, vale a pena dividir os quitutes com alguém para experimentar vários tipos de guloseimas sem comprometer a dieta. Para evitar exageros a dica é não ir para a festa com muita fome. Excepcionalmente, os petiscos podem substituir uma refeição principal. Vale a pena fazer um lanchinho intermediário, como por exemplo, uma fruta e um iogurte.Os alimentos que contem gordura são os que têm maior densidade energética, ou seja, mesmo comento uma quantidade muito pequena, estaremos ingerindo muitas calorias. Exemplos: bolo, amendoim e doces gordurosos em geral.

Moderação: O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação. Se na festa houver algum exagero, não devemos deixar de retomar o controle alimentar nas refeições subseqüentes. Não vale ficar em jejum para compensar, da mesma forma que não vale esquecer-se dos alimentos saudáveis e comer coisas calóricas e engordativas no mês inteiro só porque é junho ou porque “o estrago já foi feito”. A festa junina é um evento muito agradável, do qual a comida é parte muito importante. Devemos aproveitar, escolher os quitutes que mais apreciamos, sem nos esquecer que moderação é a palavra de ordem na reeducação alimentar”.


This entry was posted on 15:09 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: