Nossas avós tinham razão. Aquelas receitinhas caseiras para curar doenças são cada vez mais comprovadas pela ciência. E muita gente está voltando no tempo para aproveitar os benefícios dos remédios naturais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população já fez uso de algum tratamento natural. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Farmacêutica, o mercado desse tipo de remédio cresce 20% ao ano devido a dois fatores: o desejo de encontrar uma alternativa aos medicamentos sintéticos por um preço menor e a comprovação da eficácia da medicina natural. Nutrólogos receitam esse tratamento porque não apresenta efeitos colaterais. Antes de procurar a receita ideal, o clínico geral Alex Botsaris, autor do livro "Fórmulas Mágicas", alerta: "Compre alimentos e ervas em locais confiáveis, e tenha consciência de que a diferença entre remédio e veneno está na dose".
10 receitas de xaropes caseiros para diversos problemas de saúde como gripe, dor de garganta, cólica, bronquite...
Aprenda a prepará-los!
Azia
Ingredientes - 2 col. (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce - 2 col. (sopa) de hortelã fresca - ½ xíc. (chá) de mel Modo de preparo Amasse as ervas com o cabo de uma colher, até formar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.
Bronquite
Ingredientes - 1 xíc. (chá) de mel - 1 abacaxi cortado em rodelas - 3 beterrabas descascadas e picadas - 1 coração de bananeira - 4 col. (sopa) de açúcar mascavo Modo de preparo Coloque o mel em uma vasilha e encaixe uma peneira. Disponha o abacaxi, a beterraba e o coração de bananeira em camadas na peneira e despeje o açúcar. Deixe escorrer por 12 horas. Junte o melado que se formou e ferva em fogo médio, durante 20 minutos. Tome uma colher de sopa a cada oito horas.
Dor de garganta
Ingredientes - 3 col. (sopa) de flor de laranjeira - 3 dentes de alho - 1 limão com casca cortado em quatro partes - 1 xíc. (chá) de mel de eucalipto Modo de preparo Coloque os dentes de alho, o limão cortado e as flores de laranjeira em uma vasilha e macere. Despeje o mel, tampe e deixe descansar. Após 12 horas, esprema bem e coe. Tome duas colheres de sopa ao dia.
Prisão de ventre
Ingredientes - 5 ameixas secas - ½ xíc. (chá) de água - 3 col. (chá) de mel Modo de preparo Deixe as ameixas de molho na água, durante três horas. Em seguida, retire os caroços e amasse-as com um garfo. Devolva as ameixas à água, acrescente o mel e misture bem. Tome três colheres de sopa ao dia.
Cólica
Ingredientes - 1 xíc. (chá) de água - 1 col. (sopa) de alecrim fresco - 1 col. (sopa) de folhas e flores secas de camomila - ½ xíc. (chá) de mel Modo de preparo Ferva a água, o alecrim e as folhas e flores secas de camomila, por 10 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Esquente novamente, mexendo sempre. Tome duas colheres de sopa ao dia.
Anemia
Ingredientes - 2 beterrabas (das grandes!) raladas - 1 xíc. (chá) de rapadura - ½ xíc. (chá) de água Modo de preparo Em uma panela, de preferência de ferro, ferva os ingredientes durante 15 minutos, mexendo sempre. O fogo deve ser baixo. Espere esfriar e coe. Tome uma colher de sopa, três vezes ao dia.
Má digestão
Ingredientes - 1 col. (sopa) de manjerona fresca - ½ xíc. (chá) de mel Modo de preparo Macere as folhas de manjerona e despeje o mel. Deixe a mistura descansar por seis horas. Coe e tome uma colher de sopa após o almoço e outra logo depois do jantar.
Gripe
Ingredientes - ½ maçã sem casca e sem sementes - ½ cenoura picada - Suco de 2 limões - ½ copo (100 ml) de água - 3 col. (sopa) de mel Modo de preparo Bata no liquidificador com água a maçã, a cenoura, o suco de limão e o mel. Tome de três a quatro colheres de sopa por dia.
Inchaço
Ingredientes - 1 cenoura ralada - ½ xíc. (chá) de água - ½ xíc. (chá) de mel Modo de preparo Bata a cenoura e a água no liquidificador. Acrescente o mel. Tome três colheres de sopa, três vezes ao dia.
Nervosismo
Ingredientes - Polpa de 1 maracujá - ½ copo (100 ml) de água - ½ xíc. (chá) de mel Modo de preparo Bata a polpa de maracujá e a água no liquidificador. Coe e leve a mistura ao fogo, em banho-maria. Acrescente o mel aos poucos. Deixe ferver durante cinco minutos. Tome três colheres de sopa ao dia.

Recomendações IMPORTANTES:
Xaropes Mesmo sendo mais saudáveis, vale pedir uma opinião profissional sobre o melhor tratamento:Consulte antes um especialista Apesar de os remédios caseiros trazerem vários benefícios para o organismo, vale a pena pedir a avaliação de um profissional sobre o melhor tratamento para você.

Armazene o xarope adequadamente Coloque-o em um vidro, deixe em temperatura ambiente até esfriar, tampe e guarde na geladeira ou em local arejado - quando bem acondicionado, ele dura até seis meses. Dê meia dose para as crianças Por serem menores, os pequenos devem consumir apenas metade da quantidade indicada nas receitas. A dica também serve para os idosos, mais sensíveis ao tratamento. Se você for diabética, prefira um chazinho Como os xaropes naturais têm mel e açúcar na composição, é melhor buscar a solução para o seu problema nos chás que não necessitem adoçar.


This entry was posted on 16:56 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: