O estudante necessita de muita energia mental e física para responder convenientemente a todas as actividades que lhe são propostas. Em época de exames, estas necessidades aumentam e, através de uma alimentação rica em nutrientes, conseguem melhorar suas capacidades. As refeições tomadas à pressa, poucas horas de sono e a tensão dos exames conduzem rapidamente a carências de vitaminas e minerais, que vão diminuir a sua capacidade de concentração. Os alimentos ricos em vitamina B1, tais como carnes magras (frango, perú) e ovos, arroz integral, ervilhas, pão e leguminosas, são boas fontes desta vitamina que alimenta o cérebro. A sua carência faz com que se acumulem substâncias tóxicas que provocam lesões no sistema nervoso. A sua acção é auxiliada com um bom aporte de vitamina B12, presente em maior quantidade nos alimentos de origem animal. Para funcionar, o cérebro necessita de combustível. Essa energia é-lhe fornecida pela glucose, ou açúcar. Aos estudantes ocorre com frequência uma vontade de comer uma barra de chocolate ou beber uma bebida açucarada, para repor essa glucose, no entanto a forma mais saudável e realmente nutritiva de o fazer é escolhendo alimentos ricos em açúcares complexos, como as leguminosas, pão, arroz, massa, batata, cereais de pequeno-almoço ou barras de cereais.Não se deve saltar uma refeição para ganhar tempo para rever a matéria, pois o trabalho será mais rentável quando o cérebro está alimentado. Se, pelo contrário, o stress o fizer estar a petiscar constantemente, o melhor é fazer escolhas saudáveis, como a fruta, iogurtes magros ou cereais integrais.

Coma para vencer a tensão dos exames e tudo correrá melhor!


This entry was posted on 18:37 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Jeferson Cardoso disse...

    Olá, Sandra! Sou fisio e curto muito dicas de nutrição. Essa que você oferece aos estudantes, de certo modo, aplica-se a todos que trabalham com produção intelectual. Parabéns! Muito bom o conteúdo. Abraço de blogueiro!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te para que leia e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com

  1. ... on 15 de agosto de 2011 às 19:02