É preciso praticarmos alguns hábitos saudáveis no verão

Algumas dicas :

- Beba bastante líquido, dando preferência para água e sucos naturais;

- Coma alimentos leves como frutas, legumes e verduras;

- Consuma pouco sal e açúcar;

- Use protetor solar;

- Use óculos de sol;

- Durma o tempo ideal;

- Alongue antes e depois de praticar exercícios físicos;

- Use roupas e calçados adequados para o exercício que você for praticar;

- Reserve tempo para o lazer.


PELE
Faça um chá com 20g de flor de camomila para cada 200ml de água fervente.

Limpe o rosto 2 ou 3 vezes por semana com este chá.

CABELOS
Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de flores de camomila
  • 4 copos de água
Modo de preparar:
Faça uma infusão de camomila, coe, já com os cabelos lavados, passe o chá pelos fios, utilizando um algodão umedecido. Use uma touca plástica durante 20 min. ou deixe secar ao sol. Repita esse processo todas as vezes que lavar até chegar no tom desejado.


Dicas de Nutrição Clínica com Sueli Guedes



Todo mundo já ouviu falar que gordura trans faz mal para a saúde ou que é preciso prestar atenção nos alimentos industrializados que contém gordura trans pois fazem mal para o coração?
Com certeza você comeu muito mais gordura trans do que imagina, pois antes da saúde mundial soar o alarme para os seus riscos, as gorduras trans eram amplamente usadas para para dar consistência e realçar o sabor de alimentos industrializados como massa prontas (aquelas super práticas de microondas), salgadinhos, bolachas, margarinas e quase todas as bugigangas saborosas consumidas na hora do recreio. Você fugia dos fast-foods e industrializados da vida e prezava por cozinhar sua própria comida? pois saiba que aquela friturinha básica também pode ser fonte de gordura trans.
De onde vem”
As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais processados pela indústria através de uma reação química chamada hidrogenação, na qual o gás hidrogênio é borbulhado no óleo vegetal (de milho, girassol, etc..), reage com ele e fica incorporado à estrutura química do óleo.. aí que ocorre a mágica: a presença de mais hidrogênio na estrutura da gordura muda as suas características e estas viram algo que conhecemos comercialmente como margarina, uma gordura mais grossa e saborosa, ideal para dar sabor e consistência a alimentos industrializados.
Riscos para a saúde”
Artérias, veias e coração são os primeiros a reclamar da gordura trans, isso porque o excesso de gordura trans na dieta reflete em 3 consequências principais:
- aumento do nível de colesterol total no sangue: diretamente proporcional a presença de gordura trans, reflete em maior risco de contrair doença cardíaca coronariana.
- aumento do nível de colesterol ruim (LDL): relacionado à ocorrência de aterosclerose e, portanto, a rompimentos de vasos sanguíneos ocorridos em infartos e AVC’s (derrames cerebrais)
- diminuição do nível de colesterol bom (HDL): “desentupidor” dos vasos sanguíneos, o HDL retira as placas de gordura que se acumulam nas paredes internas dos vasos.
Como evitar as gorduras trans”
Esqueça os alimentos gordurosos como doces e confeitos (bolos, biscoitos tipo waffer, cream cracker e donnuts, tortas, etc), bolachas recheadas, sorvetes de massa, frituras feitas em casa ou lanchonetes, restaurantes e redes de fast food;
Dê preferência para o azeite de oliva e óleos de canola. Margarinas, somente as que tenham teor reduzido ou ausência de gordura trans destacados na rotulagem.
A ausência de gorduras trans virou diferencial de qualidade, por isso os produtos que não a contém normalmente destacam isso na rotulagem.. fique de olho na hora da compra!

Alimentos e a legislação
Segundo resolução da ANVISA (RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003), a gordura trans deve ser declarada na rotulagem dos alimentos, assim como gorduras totais, gorduras saturadas, carboidratos, proteínas e outros. Por isso é importante prestar atenção na “tabelinha” que fica atrás da rotulagem do seu alimento preferido para não comprar gato por lebre.


Que a gordura em excesso faz mal à saúde todo mundo sabe. Mas o que está dando o que falar por aí é o fato de existirem óleos capazes de ajudar a perder peso. Sim, você entendeu certo. Está comprovado: a descoberta é que alguns componentes encontrados em óleos vegetais possuem propriedades benéficas para a nossa saúde e podem ajudar na guerra contra a balança.

Além de ajudarem na prevenção de doenças, um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, afirmou que esses óleos chamados de funcionais, tem efeito anti-inflamatório. O que dá a eles essa propriedade é a presença de ômega 3, 6 e 9, um tipo de gordura conhecida como ácido graxo. Como o nosso corpo não produz esse tipo de substância, é importante que ela seja incluída em nossa alimentação.O estudo também beneficia as mulheres ao apontar que os óleos funcionais ajudam a regular os hormônios, principalmente no período menstrual, e aliviam a sensação de inchaço, Além disso, por conterem vitamina E, um importante antioxidante, ainda ajudam a combater os radicais livres. Os óleos funcionais podem ainda conter outros ingredientes benéficos. Estes podem ser extraídos a partir do processo de refinação, tais como beta-caroteno, vitamina k, fosfatidilcolina, utilizada no tratamento de doenças hepáticas, e a fosfatidilserina, utilizada na prevenção do envelhecimento cerebral.Você encontra diversos tipos de óleos funcionais nos supermercados. Entre eles estão os de algodão, de amendoim, canola, girassol, milho, uva, palma, gergelim, oliva e cártamo.
Óleos Funcionais encontrados nos mercados:
Coco, Copra.
Linhaça dourada, Lino Oil.
Gergelim, Pazze.
Girassol, Giroil.
Macadâmia, Pazze.
Castanha-do-pará, Vital Âtman.
Amêndoa doce, Vital Âtman.


Estudo feito pela Universidade de Navarra - Espanha



O própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas das flores e alteradas pela ação das enzimas contidas na sua saliva . Ele é um ótimo aliado nesse inverno, ajudam na prevenção de gripes, resfriados e dores de garganta, pois é um antibiótico natural, age como bronco dilatador e analgésico. Os benefícios do própolis não param por aí, ele tem um grande poder cicatrizante. Então você pode borrifar naquele machucado, ou até em espinhas. Ele pode diminuir até pela metade o tempo de cicatrização.


Você encontra o própolis em cápsulas (para gripes e resfriados, ou pode até abrir a cápsula e usar o pó para colocar em chás), em gotas (sublingual ou para crianças) e em spray (ideal para colocar diretamente na garganta ou borrifar em machucados e espinhas).

Encare esse inverno com mais saúde aliando o própolis.
Mas lembrando que o própolis como um medicamento não deve ser usado exageradamente, é importante que seja indicado pelo medico, pois para cada tipo de tratamento ele tem a quantidade certa e a forma de usar. Por isso vá ao medico antes de se automedicar!