Todo mundo já ouviu falar que gordura trans faz mal para a saúde ou que é preciso prestar atenção nos alimentos industrializados que contém gordura trans pois fazem mal para o coração?
Com certeza você comeu muito mais gordura trans do que imagina, pois antes da saúde mundial soar o alarme para os seus riscos, as gorduras trans eram amplamente usadas para para dar consistência e realçar o sabor de alimentos industrializados como massa prontas (aquelas super práticas de microondas), salgadinhos, bolachas, margarinas e quase todas as bugigangas saborosas consumidas na hora do recreio. Você fugia dos fast-foods e industrializados da vida e prezava por cozinhar sua própria comida? pois saiba que aquela friturinha básica também pode ser fonte de gordura trans.
De onde vem”
As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais processados pela indústria através de uma reação química chamada hidrogenação, na qual o gás hidrogênio é borbulhado no óleo vegetal (de milho, girassol, etc..), reage com ele e fica incorporado à estrutura química do óleo.. aí que ocorre a mágica: a presença de mais hidrogênio na estrutura da gordura muda as suas características e estas viram algo que conhecemos comercialmente como margarina, uma gordura mais grossa e saborosa, ideal para dar sabor e consistência a alimentos industrializados.
Riscos para a saúde”
Artérias, veias e coração são os primeiros a reclamar da gordura trans, isso porque o excesso de gordura trans na dieta reflete em 3 consequências principais:
- aumento do nível de colesterol total no sangue: diretamente proporcional a presença de gordura trans, reflete em maior risco de contrair doença cardíaca coronariana.
- aumento do nível de colesterol ruim (LDL): relacionado à ocorrência de aterosclerose e, portanto, a rompimentos de vasos sanguíneos ocorridos em infartos e AVC’s (derrames cerebrais)
- diminuição do nível de colesterol bom (HDL): “desentupidor” dos vasos sanguíneos, o HDL retira as placas de gordura que se acumulam nas paredes internas dos vasos.
Como evitar as gorduras trans”
Esqueça os alimentos gordurosos como doces e confeitos (bolos, biscoitos tipo waffer, cream cracker e donnuts, tortas, etc), bolachas recheadas, sorvetes de massa, frituras feitas em casa ou lanchonetes, restaurantes e redes de fast food;
Dê preferência para o azeite de oliva e óleos de canola. Margarinas, somente as que tenham teor reduzido ou ausência de gordura trans destacados na rotulagem.
A ausência de gorduras trans virou diferencial de qualidade, por isso os produtos que não a contém normalmente destacam isso na rotulagem.. fique de olho na hora da compra!

Alimentos e a legislação
Segundo resolução da ANVISA (RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003), a gordura trans deve ser declarada na rotulagem dos alimentos, assim como gorduras totais, gorduras saturadas, carboidratos, proteínas e outros. Por isso é importante prestar atenção na “tabelinha” que fica atrás da rotulagem do seu alimento preferido para não comprar gato por lebre.


This entry was posted on 21:15 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: