Saiu uma reportagem na revista Saúde sobre as 7 diferenças entre o Atum e a Sardinha. Veja qual é a melhor opção para você:

1. Cuidado com o Coração:
O excesso de colesterol deixa os vasos sanguíneos congestionados. Para afastar este risco a melhor opção é o atum
Atum...........................16 mg de colesterol
Sardinha......................31 mg de colesterol

2. Sem Pressão:
Um dos responsáveis pela hipertensão é o sódio que está muito mais presente na sardinha. Fique com o atum.
Atum.......................... 130 mg de sódio
Sardinha......................274 mg de sódio
3. Vida longa aos Ossos:
Diferentemente do concorrente, a sardinha fornece doses extras de cálcio. Esse mineral protege da osteoporose.
Sardinha.......................330 mg de cálcio
Atum............................4,2 mg de cálcio

4. Proteção-cabeça:
O Ômega 3 é um nutriente importante para o cérebro. Neste item, é a sardinha que vence a disputa apertada.
Sardinha......................1g de Ômega 3
Atum........................... 0,6g de Ômega 3

5. Energia a Mais:
No quesito disposição, quem sai na frente é a sardinha. Ela tem uma pitada de carboidrato.
Sardinha.....................1g de carboidrato
Atum.......................... 0g de carboidrato

6. Sangue Bom:
Há uma boa diferença na dose de ferro nos dois alimentos. Se a impressão é barrar a anemia, prefira a sardinha.
Sardinha.......................2,1 mg de ferro
Atum............................ 0,7 mg de ferro

7. Controle a Balança:
Não quer ver o ponteiro subir? Então opte pela sardinha. Ela é ligeiramente menos calórica.
Sardinha.............. ........2,1 mg de ferro
Atum............................ 0,7 mg de ferro

As quantidades comparadas nesta reportagem correspondem a 60 gramas de atum e de sardinha em conversa em óleo (3 c. sopa de cada um). Mas lembre-se que em óleo é calórico. Sempre prefira em água ou light com ervas finas.


PLACAR SAÚDE

5
X 2
Sardinha X Atum

Fonte: Revista Saúde


Para se ter um bonito bronzeado devemos ter uma alimentação saudável e adequada.
Alimentos amarelados, (como cenoura, manga, mamão, beterraba,... e alimentos que apresentam quantidades menores são os vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis.,...) são ótimas fontes de betacaroteno, que é um antioxidante que será transformando em vitamina A em nosso organismo, promove a recuperação da nossa pele e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e aumenta o bronzeamento.
Aumente o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como pelo menos 2 porção ao dia.
Mas não esqueça que para se obter um bronzeado saudável também é importante que você esteja bem nutrido, seu intestino esteja funcionando de forma adequada e mantenha-se bem hidratado. Coma fibras dos cereais integrais e das frutas e verduras. Use azeite de oliva extravirgem ou sementes como nozes e castanhas. A grande oferta desses alimentos no verão permite um fornecimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde. É importante ainda manter a pele hidratada (beber bastante água) Além disso, é preciso sempre lembrar que não bastam esses cuidados, é fundamental o uso do filtro solar, e tomar sol nos horários adequados, antes das 10hs da manhã e à tarde depois das 16 hs

Use e abuse do suco bronzeador!

Suco bronzeador

Ingredientes

• ½ mamão papaia
• suco de 4 laranjas
• ¼ de manga
• 1 cenoura média

Modo de preparo
Centrifugue as frutas e acrescentar gelo.


Pequena no tamanho, mas grande em nutrição. Cem gramas de semente de chia, o que equivalente a sete colheres de sopa, tem o dobro de potássio de duas bananas grandes, vinte vezes mais magnésio do que cem gramas de brócolis, cinco vezes mais cálcio do que meia xícara de leite integral.
A chia pode ser usada em várias receitas, como pães e bolos. Triturada, acompanha frutas e iogurtes. Nutricionistas dizem que ela é uma arma poderosa para quem quer emagrecer e pode ser consumida pura. Bastam duas colheres de sopa por dia, meia hora antes do almoço e outra meia hora antes do jantar, com um copo de água.
O segredo desta semente está nas fibras. Dentro do estômago, em contato com a água, a chia forma uma espécie de gelatina, que retarda a fome. “Esse gel no estômago dá saciedade porque o cérebro vai receber uma mensagem de que o estômago está cheio”.
Há ainda outros benefícios: “Ela é excelente para o intestino também por causa das fibras. Então, pessoas que tem prisão de ventre podem utilizar a chia para melhorar o funcionamento e quem está com o intestino mais solto pode utilizar para regularizar o fluxo”.Mas atenção, o excesso de chia pode levar ao ganho de peso. “Não existe milagre para emagrecer, existe um equilíbrio da alimentação, seis refeições ao dia, comer de três em três horas, e ter uma gama de nutrientes diferenciados durante o dia. Não basta comer a chia e comer o doce, pizza, pastel de forno, que a pessoa não vai emagrecer, não tem jeito”.

Fonte: JORNAL HOJE -Edição do dia 07/10/2011 - 12h55

- Atualizado em 10/10/2011 08h27



O termo salada significa comida salgada e é caracterizada pela mistura de vegetais crus, ou cozidos, temperados com sal, vinagre e azeite.

Ela normalmente é servida acompanhada de molho frio, que tem o papel de umedecer e acentuar o sabor da preparação, podendo ser à base de maionese, iogurte, óleo ou especiarias.
A salada é erroneamente considerada a refeição ideal para quem precisa perder peso. É comum a substituição do almoço ou do jantar por uma "saladinha" de folhas, acompanhada de um bife ou um filé de frango grelhado. Entretanto, essa troca não é recomendada, pois elimina a principal fonte de energia para o organismo, o carboidrato. Então, a chance de compensação na próxima refeição aumenta.

Muitas pessoas não têm o hábito de consumir verduras e legumes, ainda encaram um prato de salada como o sacrifício para alcançar o peso adequado. O mais indicado é consumir a salada como entrada, antes das preparações quentes, com a finalidade de aumentar a saciedade e reduzir o consumo dos alimentos mais calóricos.

Principais benefícios de se consumir saladas diariamente:

· Possuem baixas calorias, contribuindo para a perda de peso;

· Fornecem vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo;

· Contêm alto teor de água, hidratando o corpo, especialmente em dias quentes;

· Exigem pouco tempo para o preparo, sendo preparações práticas;

· Possibilitam a mistura de várias cores, tornando o visual bonito e atrativo;

· São facilmente digeridas pelo organismo, desencadeando bem estar após o consumo (exceto as receitas à base de maionese ou outros produtos gordurosos);

· Permitem a combinação de diversos sabores e texturas.

Confira agora, as dicas para tornar as saladas mais saudáveis:

· Compre vegetais da época e que estejam frescos. As folhas devem ser limpas, inteiras e sem manchas amarelas;

· Lave bem os vegetais. Em seguida, deixe-os de molho na água com vinagre ou com uma solução de desinfetante para alimentos (hipoclorito);

· Prepare e tempere os ingredientes no momento de consumir, garantindo assim mais frescor e melhor conservação dos nutrientes;

· Prefira temperos naturais, como suco de limão, vinagre, sal e ervas, pois são menos calóricos e gordurosos;

· Use molhos à base de iogurte, mel, mostarda, laranja, ao invés de maionese. O produto light pode ser utilizado, desde que em pequena quantidade;

· Não abuse de azeites e óleos. Os azeites, apesar de serem mais saudáveis, têm o mesmo valor calórico em relação aos óleos;