Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo experimenta atualmente sério desafio no âmbito alimentar. Além de preocupar-se com os países onde a fome é problema endêmico, a OMS já demonstra séria preocupação com os riscos à saúde humana advindos de uma dieta rica em calorias, sódio, açúcar e gorduras saturadas com isso, explodem os casos de obesidade, diabetes, distúrbios cardíacos, entre outros.

Por isso, desde o ano de 2002 a OMS vem alertando os países do mundo, especialmente os do Ocidente, para que estipulem políticas públicas de combate à obesidade e ao consumo de alimentos pobres ou potencialmente lesivos à saúde.

Um anuncio da OMS incentiva governos a trabalhar para que a indústria de alimentos diminua a publicidade de produtos não saudáveis, sobretudo para crianças.

Podemos traçar metas para erradicar a obesidade infantil em uma geração.

Algumas dicas simples e acessíveis:

* Manter sempre frutas frescas ao alcance das crianças;

* Planejar um cardápio semanal envolvendo as crianças na sua elaboração;

* Desligar a TV durante as refeições;

* Dar uma voltinha a pé com a família após o jantar;

* Conviver alegremente com a família;

Fonte: Coordenação da Pastoral da saúde da Arquidiocese de São Paulo



Algumas pessoas acham que praticar atividade física correndo debaixo do sol ou com muita roupa, bem agasalhado, com roupas quentes, e em todos exercícios físicos emagrece.
O que muitas pessoas pensam é: maior transpiração, maior queima de gordura ou queima de gordura localizada onde aparecer mais suor.
Na verdade suar não emagrece, ocorre eliminação de água e sais minerais.

O suor da transpiração serve para manter estável a temperatura do corpo.

A transpiração contém água e sais minerais localizada principalmente nas axilas , nas mãos, nos pés, na testa e nas dobras da pele. Funciona como refrigerador quando a temperatura do corpo aumenta.

O uso de roupas pesadas ou “roupas quentes” bloqueiam esse processo. Use roupas leves ao praticar atividade física para o processo de refrigeração da temperatura do corpo ocorrer naturalmente evitando o cansaço provocado pelo suor em excesso.

A maior eliminação de água por suar demais – sudorese excessiva – pode causar problemas de desidratação e queda de pressão. Existem casos que a pessoa chega a desmaiar!

Para emagrecer realize atividade física regularmente e tenha uma alimentação saudável!