MACARRÃO ENGORDA?

O macarrão é composto basicamente por carboidratos e quase totalmente isento de gorduras. Assim as calorias do macarrão vêm dos carboidratos. O que acaba prejudicando a dieta ainda mais são os molhos e o queijo ralado, por serem ricos em gordura.
Quer saber a opção menos calórica? Macarrão ao Sugo, que ainda pode ser incluído numa dieta de perda de peso mas com moderação.

PÃO INTEGRAL ENGORDA MENOS QUE O PÃO BRANCO

O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém com a vantagem de apresentar um maior conteúdo de nutrientes e fibras, que poderão contribuir para a saciedade, o controle glicêmico e o melhor funcionamento do intestino.

MELANCIA É INDIGESTA?

Doce, saborosa e com poucas calorias, a melancia é considerada uma fruta muito nutritiva, possuindo alto teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A idéia de que a melancia seria uma fruta indigesta vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade, esse processo é extremamente simples, já que grande parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa atuam ainda na melhoria do funcionamento do intestino.

BANANA É MUITO "PESADA" À NOITE?

Saudáveis, nutritivas e saborosas, as bananas são ótimas opções para serem incorporadas a lanches e sobremesas. São as principais fontes frutíferas de potássio, fornecem boas quantidades de vitamina B6, vitamina C, folato e são convertidas rapidamente em energia no organismo. As calorias da banana são obtidas quase que exclusivamente de frutose e amido, dois tipos de carboidratos facilmente digeridos. O mito de que ela não deve ser ingerida à noite lhe é atribuído por seu alto poder de saciedade promovido pelas fibras solúveis presentes em sua composição (cada banana contém em média 2g dessas fibras), não havendo nenhuma contra indicação da sua ingestão à noite.

ABACAXI QUEIMA GORDURA?

Nenhum alimento queima gordura. A fama do abacaxi deve-se a presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece o processo digestivo.

NÃO SE DEVE COMER CARNE VERMELHA?

A carne vermelha fornece proteínas, é a maior fonte de cinco vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, B6 e B12) as quais estão relacionadas ao crescimento, à capacidade de equilíbrio, concentração e aprendizado. A carne contém ainda, importantes minerais, dos quais se destacam o ferro e o zinco.

GORDURA É PREJUDICIAL À SAÚDE?

A gordura é um elemento essencial para a saúde de todo indivíduo, porém em quantidades adequadas. As pessoas que comem quantidades relativamente altas de gorduras mono e poliinsaturadas, presentes nos óleo vegetais, peixes e oleaginosas, tendem a terem índices mais baixos de colesterol e triglicérides e menos chances de doenças cardíacas.


CHOCOLATE DIET ENGORDA MENOS ?
Os chocolates dietéticos são isentos de açúcar, porém muitas vezes compensam essa ausência com uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais calóricos do que os chocolates convencionais.


FAZER JEJUM EMAGRECE?
O jejum pode ser muito perigoso para o organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de maneira normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz.
O que ocorre é justamente o contrário, no retorno à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.

BEBER LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES ENGORDA?
Vai depender da qualidade e quantidade deste líquido. É recomendado um copo pequeno de água às refeições a fim de ajudar no processo de digestão, e juntamente com as fibras auxiliar o trânsito intestinal.
Exagerar nos liquídos durante as refeições poderá dilatar o estômago ou ainda, diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico ou ainda, competir com a digestão dos alimentos, dificultando o aproveitamento dos nutrientes.
Para quem tem gastrite ou hérnia de hiato nunca são indicados líquidos às refeições, para não distender o estômago.

CERVEJA DÁ BARRIGA?
Não existe uma relação do tipo da bebida com o aumento da gordura corporal. É o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das “gordurinhas” em locais indesejados. Homens têm maior probabilidade de aumentar a gordura abdominal quando há sobras calóricas. A quantidade excessiva de cerveja é uma razão, pois sabendo-se que uma lata de cerveja tem em média 135 Kcal, mais os petiscos, é só fazer as contas no final do happy hour!
E o pior de tudo, a noite é o horário em que devíamos comer menos calorias.

COMER O DIA TODO ENGORDA?
O organismo trabalha por ciclos, portanto o ideal é oferecer quantidades suficientes de energia ao organismo, de acordo com sua necessidade. O número mínimo de refeições por dia é 4, sendo, o café da manhã, o almoço, um pequeno lanche à tarde e o jantar. Se o café da manhã for muito cedo e o almoço tarde, também precisamos incluir um pequeno lanche entre estas refeições, como uma fruta, por exemplo. O importante é não ficar longos períodos em jejum, pois o metabolismo fica mais lento, como uma forma de defesa do organismo, e assim, além de gerar dores de cabeça, fraqueza e falta de concentração, a fome fica incontrolável na próxima refeição, levando ao aumento do volume, e portanto possível aumento de peso corporal.


TOMAR ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE?
A água por si só não pode destruir ou diminuir as células de gordura. Está errado dizermos que beber água emagrece. A água ajuda na manutenção do equilíbrio orgânico, sendo fundamental para um bom funcionamento do intestino, para a hidratação das células e para a ativação de todas as enzimas do organismo. Água é importante ao longo de todo o dia, e quanto mais perdemos, mais devemos repor.

COMENDO BANANAS NÃO TEREI MAIS CÃIMBRAS?
Normalmente as pessoas associam as cãimbras à falta de potássio, mas essa não é a principal causa. Cãimbras normalmente aparecem com esforço muscular e aumento de ácido láctico (derivado do glicogênio) nos mesmos, pela incapacidade do organismo remover este “lixinho” dos carboidratos utilizados nos músculos. As outras prováveis causas são deficiência de cálcio, comum na gravidez, a desidratação que leva a perdas importantes de sódio e potássio (uso de diuréticos e suor no exercício) o que altera a capacidade de contração muscular, levando às cãimbras.
Sem dúvida a banana pode ajudar, mas como a falta de nutrientes não é a única causa para o aparecimento das cãimbras, não se pode dizer que apenas o consumo de alimentos ricos em potássio e cálcio seja a solução.

POSSO COMER APENAS UMA BARRA DE CEREAIS PARA ATINGIR MINHA NECESSIDADE DIÁRIA DE FIBRAS?
É só observar a quantidade de fibras em gramas por unidade. Em média, uma barra de cereais tem de 1 a 4g de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30g. Imagine quantas barras você teria que comer diariamente para atingir a necessidade de fibras apenas com este alimento!
Portanto, a melhor maneira de atingir a recomendação é incluir mais alimentoscrus nas refeições, como folhas verdes efrutas, além de aveia, granola e alimentos integrais.



This entry was posted on 16:49 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: