Antes de escolher que tipo de panela você vai usar no dia-a-dia, é importante conhecer a matéria-prima destes utensílios.

A PANELA DE VIDRO é uma das mais resistentes e duráveis, é a única panela que não transfere qualquer resíduo para o alimento. Mas esta panela não conduz bem o calor para os alimentos e a comida pode queimar mais rápido. O ideal é utilizar somente para sopas e molhos.



A PANELA DE INOX é ideal para uso diário e para qualquer preparação, além de ser uma das panelas mais resistentes. O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Então quando for comprar a panela de inox deve-se ferver por 1 hora por 3 vezes com bastante água para fazer esta quelação dos minerais e também não se deve guardar alimentos dentro da panela, nem escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a impedir que os metais passem para os alimentos. O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso.

A PANELA DE FERRO é uma boa pedida para cozimento de feijão, lentilha, arroz, sopas e carnes grelhadas porque mantém o calor constante e a temperatura alta e ainda libera ferro, que auxilia no tratamento de anemia.O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças. A vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás. Para manter a panela sem ferrugem e evitar perigo ao nosso organismo, sempre depois de lavá-la, seque-a no fogão.

A PANELA ANTIADERENTE (teflon) é revestida por um plástico chamado politetrafluoretileno "alvo de polêmicas", se este material causa ou não algum dano à saúde. Bom, mas de qualquer forma devemos tomar alguns cuidados como: não danificar a panela com facas, o cozimento com a panela deve ser em fogo baixo, não usar esponja de aço e nem deve tirar a sujeira da panela com objetos de metal (colher, faca, garfo,...). A única vantagem de usar esta panela é que ela exige pouco óleo na preparação por ser antiaderente, que é ideal para a saúde!

A PANELA DE BARRO absorve o aroma do alimento ao longo do preparo, ideal para frutos do mar. A panela também pode ser utilizada para ensopados de cozimento lento. Não poupe cuidados na hora da limpeza e conserve-a sempre bem seca, para evitar que sujeiras penetrem nos poros da panela. AH! e a panela não deve ser pintada!


A PANELA PEDRA-SABÃO é uma das mais antigas da história da culinária e têm a vantagem de durarem por muitos e muitos anos. Não possuem cheiro, não alteram o sabor dos alimentos e os mantêm quentes por longo tempo. Mas antes de estreá-la no fogão, unte-a com óleo por dentro e por fora, encha-a de água e leve ao forno médio por 2 horas. Com isso ela estará aptar para libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A panela é comprada ''crua'', por isso a cor dela é clara. Ela é ideal para caldos, moquecas e ensopados. Conselhos : só lave a panela de pedra-sabão com água e sabão. Nada de produtos abrasivos nem esponja de aço. Nos primeiros dias de uso, evite choque térmico forte. Não aqueça a peça a seco para depois despejar líquidos frios. Isso pode danificar definitivamente a panela. Por último, nas primeiras vezes que for usar a panela não faça frituras.


A PANELA DE ALUMÍNIO são as mais comuns e as mais baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. Até hoje, o material continua em estudo. Átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo. Na limpeza não utilize esponja de aço, para não liberar o alumínio no alimento. Se o alimento estiver grudado no fundo da panela, coloque água e ferva. Não se deve cozinhar nesta panela alimentos ácidos (molho de tomate) nem muito básicos (doces) para evitar que o mineral entre na receita. Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de alumínio, assim como a de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. Não guarde alimento dentro da panela de alumínio!

A PANELA DE COBRE não é mais comercializada porque o cobre é transferido com muita facilidade para o alimento, provocando intoxicações e pode prejudir os rins e o cérebro.






A PANELA ESMALTADA é revestida de camadas de esmalte colorido, é preferida dos que procuram além do utensílio, uma peça de decoração para a cozinha. Assim como a panela de inox distribui bem o calor durante o cozimento. É indicada para carnes e não deve ser utilizada em frituras, porque o oléo pode pode aquecer além da conta e deteriorar formando compostos nocivos à saúde. Não arranhar a pintura na lavagem e utilizar utensílios que não agridem o material, pois qualquer arranão o esmalte da panela se solta, o que não é recomendado para a saúde.


Bom, agora que vocês já conhecem os benefícios e malefícios de cada panela, para fazer a sua escolha pense nas 3 qualidades: a saúde, a praticidade e a funcionalidade.


This entry was posted on 14:41 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

19 comentários:

    sandra nutricionista disse...

    oi sou dayane e estou me formando em nutriçao. como faço pra mim sempre ficar sempre conectado.adoreiii

  1. ... on 7 de março de 2012 17:58  
  2. Néia disse...

    Parabéns pelo blog! Uma dica quando é calculado a %de gordura e o IMC poderia ter um jeito das pessoas saberem se estão acima do peso e quanto está !! Se falei bobagem desconsidere ,tá ? rsrs

  3. ... on 9 de junho de 2012 19:17  
  4. Daniel Barbosa disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. ... on 21 de agosto de 2012 23:14  
  6. Daniel Barbosa disse...

    Ótima matéria! Por acaso vocês já ouviram falar sobre panelas em (aço cirúrgico)?
    O material que não se desprende absolutamente nada no alimento.
    Caso queiram mais informações, podem mandar email para:
    Daniel.barbosa@itdobrasil.com

  7. ... on 21 de agosto de 2012 23:18  
  8. Karen Rachel disse...

    Muito elucidativa essa postagem - gostei bastante! Parabéns!

  9. ... on 28 de novembro de 2012 18:04  
  10. Sandra Gomes Passos disse...

    Olá, e as panelas de alumínio fundido?

  11. ... on 14 de janeiro de 2013 17:32  
  12. Antonio Araujo disse...

    Esta matéria deveria ser estipulada nas escolas de Hotelaria, nutrição e afins para que todas as donas de casa soubessem o que usar no dia-dia. Muito boa!
    Antonio Carlos - Barueri SP

  13. ... on 10 de abril de 2013 15:35  
  14. Elen Eler Borges disse...

    Uma pena a panela de vidro não ser mais comercializada. Apenas usadas no mercado livre.

  15. ... on 7 de setembro de 2013 19:45  
  16. Osvaldo Spolaor disse...

    Osvaldo Spolaor

    Ficou faltando mencionar os detalhes das panelas de aço cirúrgico .......

  17. ... on 18 de novembro de 2013 10:17  
  18. EVANIEL UEL disse...

    Sandra, você não conhece as panelas de aço cirúrgico da Royal Prestige?

  19. ... on 6 de dezembro de 2013 12:25  
  20. Glenea Brito disse...

    Gostei, o médico de meu esposo pediu pra não usarmos panelas de alumínio, gostaria de saber se as panelas de teflon possuem alumínio.

  21. ... on 8 de janeiro de 2014 09:23  
  22. Sergio Safira disse...

    OI Sandra, muito bom o seu blog. Poderia falar mais sobre as panelas com revestimento de ceramica e que externamente sao feitas de aluminio? Obrigado e boa saúde.

  23. ... on 23 de janeiro de 2014 20:15  
  24. zanchi disse...

    ACHEI EXCELENTE DICA PRA NOSSA SAÚDE POIS SOMOS AQUILO QUE COMEMOS...

  25. ... on 7 de fevereiro de 2014 12:20  
  26. Marcos Gaspar disse...

    Agora precisa colocar a panela de aço cirurgico que vai virar polemica rsrs

  27. ... on 18 de fevereiro de 2014 16:36  
  28. Francisco Ribeiro Brasiliense disse...

    Prefiro discordar dos benefícios da panela de ferro. Fico com o Dr. Lair Ribeiro... http://youtu.be/frxMzY2kOtk

  29. ... on 7 de abril de 2014 13:06  
  30. Tamar Izaurino disse...

    Amei! Obrigado pelas informações úteis!

  31. ... on 7 de maio de 2014 23:00  
  32. Luiz Krieger disse...

    E a panela de cerâmica que você não cita? Segundo o Dr. Lair Ribeiro, a mais indicada: https://www.youtube.com/watch?v=4iTRy4egOno

  33. ... on 29 de agosto de 2014 10:32  
  34. Luiz Krieger disse...

    Existe alguma diferença entre panela de cerâmica e panela de alumínio ou inox REVESTIDA de cerâmica? Vi algumas no site da wallmart,que informam que o produto não libera metais,que é atóxico, entretanto, fica a dúvida quanto a panela ser SOMENTE REVESTIDA de cerâmica?

    Outra dúvida: panela de vidro. Onde encontrar? Não pode estourar durante o cozimento dos alimentos (feijão, arroz)?

  35. ... on 29 de agosto de 2014 13:04  
  36. Marcos RoyalPrestige disse...

    òtimo artigo, gostei muito das informações, é realmente muito difícil controlar a injestão de ferro pois além dos alimentos tem também as toxinas e metais pesados liberados pelas panelas comuns, felizmente agora temos panelas feitas de aço cirúrgico(Royal Prestige) que não liberam nenhuma toxina, pois é um material utilizado na área médica como bisturis e pinos. Caso queiram maiores informações podem me mandar emails. marcosroyalprestige@gmail.com

  37. ... on 3 de dezembro de 2014 01:15