Alguns alimentos precisam de energia (caloria) para serem digeridos pelo nosso organismo, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo, aumentando a “queima” de gorduras. Há alguns alimentos chamados termogênicos que precisam de mais calorias para serem digeridos do que outros. Esses alimentos são responsáveis por mais ou menos 10% do gasto total de energia. O consumo desses termogênicos pode ajudar uma pessoa a eliminar de 2 a 10 kg em três meses. Mas preste à atenção o consumo desses alimentos não deve ser feito à noite para que o sono não fique prejudicado. A quantidade de cada alimento é individual e deve ser feita sob orientação profissional. O excesso desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com hipertensão arterial e problemas cardíacos devem ter cuidados redobrados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápidamente. Os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireóide. São muitos os alimentos apontados como termogênicos .

Alguns alimentos termogênicos e quantidades necessárias: Algas: Algumas algas, como a Chlorella, são potentes “ queimadores de gordura”, além de serem ricas em vitaminas e minerais. Quantidade: 2 colheres de sopa em dias alternados

Água gelada: Ao consumir água gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC, e com isso “gasta” mais calorias. Quantidade: 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC

Pimenta-vermelha: Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Quantidade: 3 g, 2 vezes ao dia.

Gengibre: Trabalho feito na China apontou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Quantidade: 1 pedaço de 2 cm, até 3 vezes ao dia.

Chá Verde: Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo. Quantidade: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições, diariamente.

Vinagre de Maçã: 1 ½ colher de chá num copo de água morna ajuda a diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Quantidade: 2 vezes ao dia, uma de manhã e durante uma das refeições. Atenção: o vinagre não pode ser refinado.

Soja: Grão contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção de um hormônio chamado glucagon, que tem ação térmica. Quantidade: 3 colheres de sopa por dia.


This entry was posted on 17:17 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

3 comentários:

    Unknown disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. ... on 27 de outubro de 2016 às 16:06  
  2. Unknown disse...

    Oi, boa tarde! Gostaria de saber os artigos cientificos que foram retirados as informações sobre o gengibre?

  3. ... on 27 de outubro de 2016 às 16:11  
  4. Unknown disse...

    Olá meu nome é Carol.

    Você poderia enviar alguns artigos científicos desse assunto por gentileza?

    Meu e-mail é nutri.carolt@gmail.com

    Grata

  5. ... on 31 de março de 2017 às 11:19