Alimentação equilibrada com vitaminas, minerais e antioxidantes é uma das principais armas para reforçar o sistema imunológico e enfrentar as doenças de inverno. Para fortalecer o sistema imunológico, alguns ingredientes não podem ser esquecidos como: A vitamina C é importante para manter o sistema imunológico saudável, 2 laranjas diárias são suficientes para suprir a recomendação de vitamina C, segundo a RDA. A vitamina A reforça o sistema imunológico, protegendo as membranas que revestem os olhos, nariz, pulmões e estômago. O Zinco também reforça o sistema imunológico e colabora para a diminuição de gripes. O própolis possui ação antiinflamatória, anestésica, antifúngica e cicatrizante. Além disso, auxilia no equilíbrio do aparelho respiratório, o Gengibre ativa as células de defesa do organismo e a noz moscada reduz inflamação e dor. Sopas quentes em geral são uma boa fonte de calor e são calmantes para sua garganta. Com moderação, o sal na sopa também pode ajudar a diminuir o risco de desidratação por causa da febre. Coloque Alho nas preparações, é um ótimo antioxidante!Em situações onde a gripe já está instalada, as ervas e plantas como salsa, malva, eucalipto, gengibre e guaco para serem usadas em chás, inalações e gargarejos também amenizam os sintomas de gripes e resfriados, como nariz entupido, irritação, inflamação de garganta e tosses. Além disso o mel pode reduzir a tosse por causa do "revestimento" na garganta irritada. Outra dica é beber muita água para hidratar o corpo, elimina as toxinas, reduz sintomas de dor de cabeça e garganta. Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Alguns cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e os alimentos, não podem ser esquecidos.


Alimentos

vitamina C: laranja, acerola, goiaba, Kiwi, limão, mamão, morango.

Vitamina A:Carne de fígado, laranja, cenoura, mamão, tomate, abóbora, damasco, espinafre.

Zinco: Carne vermelha, cereais integrais, oleagenosas(castanha do pará, castanha do caju, nozes, amendoas),sementes,leguminosas(feijão, grão de bico,ervilhas).


This entry was posted on 17:37 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Ministério da Saúde disse...

    Olá, blogueira!
    A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
    Curta a vida. Sexo, só se for com camisinha, senão não dá! Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre!
    Para mais informações: http://www.camisinhaeuvou.com.br/, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde.

  1. ... on 11 de maio de 2011 11:51