


* Verificar o cotidiano do paciente
* Conhecer a disponibilidade de cozinhar e de armazenar alimentos em casa
* Diagnosticar erros alimentares
* Diagnosticar hábitos alimentares (exemplo: realizar as refeições em frente à televisão, ou ao computador)
* Realizar um cardápio personalizado de acordo com o cotidiano e atividades diárias do paciente
* Realizar aulas de culinária na própria casa do paciente Realizar orientações de higiene, armazenamento e preparo correto dos alimentos
* Realizar orientações quanto ao reaproveitamento de alimentos
* Elaboração de lista de compras dos alimentos
* Orientação quanto aos rótulos de alimentos
Este serviço pode ser realizado individualmente, ou quando necessário um serviço que englobe toda a família. A educação alimentar é fundamental para a melhora da qualidade de vida.







* É necessário estabelecer rotina para a alimentação.
* Evitar a ingestão de líquidos no horário da refeição.
* A porção dos alimentos no prato deve ser de acordo com a aceitação da criança.
* Servir os alimentos em temperatura agradável.
* Evitar o uso de mamadeiras.
* Evitar oferecer recompensas para fazer a criança comer.
* Evitar também punições e castigos.
* Oferecer alimentos com textura e sabor apropriados para a idade da criança, respeitando-se as preferências individuais.
* Os pratos devem ser compostos de alimentos coloridos e ter aspecto saboroso.
* Guloseimas como doces, balas e salgadinhos não devem ser proibidos porque estimularão ainda mais o interesse da criança, mas podem ser consumidos em horários adequados para não atrapalhar o apetite na próxima refeição.
* O ambiente na hora da refeição deve ser calmo e tranqüilo.
* Nas refeições, a criança deve estar acomodada à mesa com outros membros da família, sem fatores que a distraiam. A aceitação de novos alimentos se dá por condicionamento social, portanto, é bom que a criança observe outras pessoas comendo, para imitá-las.
* A disciplina à mesa deverá ser exigida apenas no que é próprio para a idade da criança, pois se for rígida demais, a alimentação poderá ser evitada, por se relacionar a conflitos e frustrações.

* Para o escolar, o horário das refeições deve se ajustar às atividades familiares e escolares, porém é importante estabelecer uma rotina.
* Não forçá-lo a comer os alimentos que não queira, mas estimulá-lo a experimentar novos sabores.
* Caso o escolar mostre-se inapetente nas principais refeições, verificar os alimentos que esta consumindo entre as refeições.

Destacam-se muitos fatores diferentes, dentre eles:
• Quantidade e tipo de gordura;
Alimentos com maior ação antiinflamatória:
Alimentos Antiinflamatórios
Alho Cru, Acelga, Brócolis, Cebola, Cenoura, Leite de soja, Goiaba, Atum, Salmão, Lentilha, Castanha do Pará, Amêndoa, Óleo de canola,
peixes de águas frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta),óleo de milho ou girassol, soja, sementes de girassol, gergelim, castanhas, nozes No organismo, estes ácidos são convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, que reduzem inflamações.
Antioxidantes
chá verde, alho, aveia, cebola, crucíferas (brócolis, couve-flor e repolho), semente de linhaça, soja, tomate e uva. Algumas inflamações podem oxidar as células que constituem as paredes dos vasos sanguíneos.” Os alimentos antioxidantes podem ajudar a evitar estas lesões”.

Em estudos realizado pesquisadores avaliaram 12 voluntárias acima do peso por 60 dias. O grupo que consumiu a farinha de berinjela apresentou uma diminuição da circunferência da cintura, com redução da gordura visceral, que está associada com o diabetes e doenças cardiovasculares, diminui os níveis de colesterol ruim, triglicerídeos e ácido úrico. Os participantes ingeriram 2 colheres( sopa) da farinha durante 2 vezes ao dia.
Como fazer a farinha em casa:
• Colocar 1 Kg de berinjela no liquidificador bater e levar ao forno a 200 graus, até desidratar.A água secará e sobrará a farinha.
• 1kg de legume rende 100g de farinha
ATENÇÃO: Sempre após o consumo da farinha de berinjela, comer uma fruta fonte de vitamina C, para reduzir a formação de radicais livre, que são formados depois do consumo da farinha.
PREPARAÇÕES MAIS UTILIZADAS: pode ser adicionada em diversas preparações, como o cuscuz, suflê, tortas, saladas, recheada e em forma de lasanha.
COMO COMPRAR: a berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

COMO ARMAZENAR: até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas.
COMO PREPARAR: deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes.
COMO EVITAR O GOSTO AMARGO: Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Antes do carnaval se alimente bem, coma frutas, verduras, legumes, peito de frango grelhado, grãos e corte fritura, gordura e comida pesada. Alie-se também a um exercício físico.
Durante o carnaval o ideal é comer comida leve, de preferência de 3 em 3h, para manter a sua reserva de energia sempre cheia. A dica é sempre evitar comidas pesadas, pois elas irão demorar a fazer a digestão e você ficará por horas com a sensação de peso em seu estômago.
Para as pessoas que irão passar toda a noite na folia de rua é primordial que faça uma alimentação rica em carboidratos de lenta absorção pelo menos 30 minutos antes de sair. Alimentos ideal são os integrais, macarrão e batata doce. Beba muita água, mas muita mesmo. A água será uma de suas gasolinas contra a desidratação durante toda a folia. Beba pelo menos 600ml a cada hora de festa.

Após o carnaval é a hora de repor todas as energias e eliminar todo álcool e substancias que você nem lembra de ter ingerido. Em sua volta ao cotidiano tente ingerir alimentos que contenham antioxidantes, vitaminas A, C e E. Uma excelente dica para quem quer se recuperar bem é preparar um chá de talo de alface.
Espero que sigam essas dicas de alimentação e aproveitem bem o carnaval !

Remédios: Antibióticos, antidepressivos, antipsicóticos, anti-hipertensivos, anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal (TRH) são apenas alguns dos medicamentos que podem fazer o organismo acumular alguns quilinhos. O ganho de peso acontece por vários motivos. Alguns remédios interferem com a qualidade do sono e aumentam a fome, outros aumentam o cansaço e diminuem a disposição para os exercícios, e a maioria favorece a retenção de líquidos. Se o ganho de peso foi expressivo (mais de três quilos em um mês), o ideal é conversar com um médico.
Excesso de comidas dietéticas: Além de ricos em corantes, adoçantes e outros aditivos químicos, a maioria dos diet e light não tem o mesmo sabor que o original. Criam uma insatisfação crônica e podem detonar compulsões alimentares. Corantes e adoçantes também estão associados à retenção de líquidos.
Calorias químicas: Pesticidas e substâncias tóxicas encontradas em plásticos, tintas, produtos de limpeza, tapetes e colchões podem, ao longo dos anos, afetar os sistemas endócrino e imunológico, causando alergias e intolerâncias alimentares.
Alergias: A inflamação crônica causada por alergias alimentares ou respiratórias pode diminuir a eficácia com que o corpo metaboliza gorduras. Além disso, aumentam a retenção hídrica. Latícinios, soja, glúten, enlatados, corantes amarelos, sulfitos, frutos do mar e amendoim são os responsáveis pela maioria dos casos de alergia alimentar.
Noites mal dormidas: A falta de sono aumenta o apetite, pois altera o funcionamento de dois hormônios que regulam a fome e a saciedade. Também pode causar a resistência à insulina, quadro que aumenta a fome e dificultando a perda de peso e pode causar diabetes e doenças cardiovasculares.
- 2012 (1)
- acerola (1)
- açúcar e obesidade (1)
- adoçantes (1)
- agua fonte da vida (2)
- agua mineral de cambuquira (2)
- aguas milagrosa (2)
- alimentação saudável (13)
- alimentação saude e beleza da pele (1)
- alimentos (1)
- alimentos antiinflamatórios (2)
- alimentos saudáveis (4)
- allimentação escolar (1)
- atenção aos rótulos (1)
- Atenção Rotulagem (1)
- Atrapalhar a perda de peso (1)
- Atum (1)
- Aumente sua imunidade (1)
- Azia (1)
- berinjela (1)
- BRÓCOLIS (1)
- cabelos e unhas (1)
- calculo renal (1)
- calorias (3)
- camomila limpeza de pele (1)
- cancer (1)
- carboidrato (1)
- carnaval (1)
- cerveja (1)
- CHÁS CASEIRO (1)
- cigarro (1)
- com moderação (1)
- crudivorismo (1)
- cuidadocom corpo (1)
- cuidados verão (1)
- DESINTOXICAÇÃO (1)
- dia da saúde e nutrição (1)
- dia das mães (1)
- dia de combate ao tabagismo (1)
- dia do nutricionista (1)
- DIABETES (1)
- dicas natal (1)
- dicas verão (1)
- Dieta do tipo sanguíneo (1)
- emagrece (1)
- enchentes (1)
- erva aromáticas (1)
- estudante alimentação (1)
- excesso de sal na alimentação (1)
- Festa Junina (1)
- fonte de proteína (1)
- Gaspacho (1)
- gelatinas (1)
- gordura abdominal (1)
- Gorduras Trans (1)
- hábitos saudáveis (2)
- Hemorróidas (1)
- Higiene e manipulação de alimentos (1)
- hipertensão (1)
- horta (1)
- http://www.blogger.com/img/blank.gif (1)
- Idoso e Nutrição (1)
- Importância do sono (1)
- informação nutricional (3)
- lanchinho saudavel (1)
- lei (1)
- LIMÃO (1)
- lipídios (1)
- Males (1)
- MERENDA ESCOLAR (1)
- mitos da nutrição (2)
- mitos verdade sobre os ovos (1)
- nutricão (5)
- nutrição (8)
- Nutrição Clínica-dicas (1)
- nutrientes (3)
- OBESIDADE (1)
- OBSTIPAÇÃO INTESTINAL (1)
- Oleos funcionais (1)
- orientações alimentação infantil (1)
- outono (1)
- PANELAS (1)
- Personal diet (1)
- própolis (1)
- proteínas (1)
- Ração Humana (1)
- recuperar energias (1)
- restrição alimentar (2)
- sabor (1)
- salada (1)
- salada saudável (2)
- Sardinha (1)
- saudável (2)
- saude (12)
- saúde (5)
- SAUDE PÚBLICA E OBESIDADE (1)
- semana santa (2)
- Semente de Chia (1)
- soja (1)
- suco bronzeador (1)
- sucos (1)
- suor (1)
- SUPLEMENTAÇÃO (1)
- termogênicos (1)
- TPM (1)
- verão (3)
- video dieta saudável (1)
- vit. C (1)
- VITAMINAS (1)
-
▼
2011
(74)
-
▼
março
(8)
- 31 DE MARÇO DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO
- SAIBA QUAL A FUNÇÃO DE UM PERSONAL DIET
- VOCÊ SABE QUAL É A PANELA IDEAL PARA COZINHAR UMA ...
- ORIENTAÇÕES PARA ALIMENTAÇÃO DA CRIANÇA
- ALIMENTOS PODEM SER ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS
- A BERINJELA E SEUS BENEFÍCIOS
- O CARNAVAL CHEGOU !! FAÇA FOLIA, MAS FIQUE ATENTO ...
- HÁ FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR A PERDA DE PESO, V...
-
▼
março
(8)
Pesquisar este blog
Etiquetas
Arquivo do blog
Free Blogger Templates created by The Blog Templates